Provocações afro referenciadas na Dança: Performando em cortejo a corporalidade de Pomba gira no espaço acadêmico
Autores
Maciel Ferreira de Lima
Ufal
Elisangela Maria dos Santos
Resumo
O Coletivo Metá Metá de Dança, criado para refletir, pesquisar e dançar temáticas afro alagoana a partir de jovens pesquisadores das artes cênicas, com ênfase na dança e no teatro, propõe compartilhar um relato de experiência do experimento de dança intitulado de Corpo Girá – Girá, estreado em novembro de 2022 no Congresso acadêmico de Dança da Ufal. O objetivo do espetáculo foi de realizar um cortejo no Campus A. Simões (UFAL) a fim de refletir e evidenciar as práticas cênicas a partir da articulação e criação de jovens artistas que são de terreiros de Candomblé e Umbanda. O cortejo provoca a reflexão da importância de compreender a figura da pomba gira, desmistificando, desta forma, os diversos equívocos e preconceitos que recai sobre elas na contemporaneidade. Essa pesquisa é constituída metodologicamente de levantamento bibliográfico, autoetnografia, discussões e reflexões teóricas e práticas sobre a dança negra, o corpo negro e as práticas de danças realizadas por pessoas pretas que compõe o fazer afrocentrado.
PALAVRAS-CHAVE
Autoetnografia, Corpo Preto, Pomba gira, Xangô Alagoano.