Reflexões sobre existir no MANIFESTO (DES)AMOR
Palavras-chave:
Performance, Cena contemporânea, Processos criativosResumo
A pesquisa, teórico-prática, semeada, construída e investigada no Mestrado Profissional em Artes da Cena, na Escola Superior de Artes Célia Helena, orbita em questionamentos pessoais do autor, relacionados a motivação com o universo da performance e do teatro performático, em sua potência e vínculo com a realidade do (des)amor que transpassa os corpos urbanos contemporâneos. Tais questionamentos culminaram em um processo de criação de uma instalação-vídeo-performance, MANIFESTO (DES)AMOR, sob a direção de Luaa Gabanini, e cuja estreia estava planejada para 2020. São compartilhados e discutidos aspectos das percepções, reflexões e aprendizados do autor concernentes às escolhas e caminhos teóricos e práticos do processo criativo de MANIFESTO (DES)AMOR.Referências
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013.
____________. Work in Progress na cena contemporânea: Criação, encenação e recepção. São Paulo: Editora Perspectiva, 2006.
FÉRAL, Josette. O teatro performativo. In. Além dos limites: teoria e prática do teatro. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Editora Perspectiva, 2015.
____________. Performance e Teatralidade: O sujeito desmistificado. In. Além dos limites: teoria e prática do teatro. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Editora Perspectiva, 2015.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. Trad. Renato Cohen. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2007.