Do espectro de práticas que a dança teatral se compõe na contemporaneidade, e considerando-se as ligações entre ação, palavra e dança pela perspetiva/olhar da performatividade, a ação da palavra também se vê em cena. Elemento material de valor prático, autónomo e processual capaz de integrar, coexistir e interagir com outros, a palavra também se apresenta como condição de partida para uma ação que se faz e mostra fazendo diante do olhar do outro. Nesta comunicação, queremos enfatizar que a percepção da ação da palavra é um modo de pensar: o próprio, o outro e a dança. Trata-se de falar sobre a ação da palavra como objeto de pesquisa em dança e de falar de dança com a ajuda da ação da palavra em cena. A atenção (e tensão) está, portanto, na ação. Partindo daquilo que a atualização cênica e respetivos registros audiovisuais permitem confrontar – sobretudo da trilogia do coreógrafo português Rui Horta com o dramaturgo Tiago Rodrigues (2009/10) – a ação da palavra na dança pode fazer existir coisas à nossa frente no (re)encontro da linguagem com o corpo em movimento em cena, com o sujeito que dança.
Author Biography
Andreia Dias Marques, Universidade de Coimbra; apoio Fundação para a Ciência e a Tecnologia -FCT
Graduada em dança pela Escola Superior de Dança de Lisboa e mestre em Estudos Artísticos – Estudos Teatrais e Performativos, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É portuguesa, bailarina, professora de dança e, atualmente, é doutoranda em Estudos Artísticos-Estudos Teatrais e Performativos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT-Portugal). No âmbito dos seus estudos e desenvolvimento da investigação dedicada à presença das ações da palavra e do corpo em movimento em cena na dança contemporânea, teve a oportunidade de realizar intercâmbio na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.