Circo com crianças: uma experimentação aérea.

Authors

Keywords:

Circo. Infância. Formação.

Abstract

Este trabalho tem como finalidade discorrer sobre a experiência de uma oficina de circo com crianças de 01 a 06 anos idade, alunos da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, localizada dentro da Universidade Federal de Santa Maria. O trabalho discorre sobre como foi compartilhar as práticas circenses com crianças e como esse processo aparece em seus corpos. Qual a relação da criança com o aparelho circense lhe apresentado? Quais são as experiências corporais que essa criança traz para a oficina? Do ponto de vista da pedagogia circense, a prática corporal na infância pode ocorrer de diferentes formas: por meio das tradições familiares, como o caso das crianças que vivem no circo, através de aulas em escolas, projetos de circo social e outros espaços formativos. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a iniciação circense de crianças de primeira infância, por isso, mais que uma abordagem de um rigoroso ensino técnico, o objetivo da oficina foi sensibilizar as crianças com o universo circense e permitir que, num primeiro momento, os infantes explorem suas intuições corporais, de acordo com a motricidade de cada um. A partir disso, por exemplo, uma criança de cinco anos consegue subir no tecido a força, usando apenas os braços, enquanto outra executa uma subida de minhoca.Na oficina, quando as crianças experimentaram a subida na lira, alguns subiam intuitivamente através da curva de joelhos, enquanto outros não chegavam a sustentar- se numa empunhadura. Portanto, a partir do respeito às diferenças corporais das crianças, acredita-se que a iniciação nesta fase da infância deve ser entendida como um estímulo a corporeidade e ludicidade própria da criança e do circo, para assim, num segundo momento, explorar os aspectos da formação técnica.

Author Biographies

  • Natália Dolwitsch, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA
    Acadêmica em Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bolsista de iniciação à docência - PIBID-TEATRO e pesquisadora do grupo de Teatro e Tecnologia. Artista Circense em Umbigo de Bruxa - Virações Artísticas. Bailarina e atriz - ?Atemporânea Cia De Dança?. Atua principalmente nos seguintes temas: Teatro/Educação, Teatro Infância, Circo e Dança contemporânea. Atriz e circence nos espetáculos Poema Ema (2016), Cabaré Valentin (2015) e Cabaré Café (2016); Bailarina no espetáculo Ser Gente Como Um Disfarce (2016) Performer em, Corpos Dançantes sem Itinerário (2016) Orbitar Habitar (2016) e Diretora nos espetáculos como A Brincadeira (2015) e Cafrinatarrou (2015).
  • Natália Dolwitsch, Federal University of Santa Maria
    Acadêmica em Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bolsista de iniciação à docência - PIBID-TEATRO e pesquisadora do grupo de Teatro e Tecnologia. Artista Circense em Umbigo de Bruxa - Virações Artísticas. Bailarina e atriz - ?Atemporânea Cia De Dança?. Atua principalmente nos seguintes temas: Teatro/Educação, Teatro Infância, Circo e Dança contemporânea. Atriz e circence nos espetáculos Poema Ema (2016), Cabaré Valentin (2015) e Cabaré Café (2016); Bailarina no espetáculo Ser Gente Como Um Disfarce (2016) Performer em, Corpos Dançantes sem Itinerário (2016) Orbitar Habitar (2016) e Diretora nos espetáculos como A Brincadeira (2015) e Cafrinatarrou (2015).

References

BORTOLETO, M. A. C. ; CALCA, D. H. . O TECIDO CIRCENSE: FUNDAMENTOS PARA UMA PEDAGOGIA DAS ATIVIDADES CIRCENSES AÉREAS. Conexões (UNICAMP), v. 5, p. 78-97, 2007.

MALLET, R. D.; BORTOLETO, M. A. C. . Educação Física escolar: pedagogia e didática das atividades circenses. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, p. 171-189, 2007.

BORTOLETO, M. A. C.; PINHEIRO, P. H. G. G.; PRODÓCIMO, E. Jogando com o circo. 1°.ed. São Paulo: Fontoura, 2011.

STOPPEL, Erica. Trapézio Fixo - Material Didático. Disponível em: http://www.circonteudo.com.br/stories/documentos/3011_Trapezio%20fixo-material%20didatico%20Arquivo%20para%20impressao%20economica.pdf 1° edição, ano 2010. .

FADEC; Manual Básico de Instrução das Artes Circenses. Disponível em: http://crescereviver.org.br/blog/publicacoes/manual-basico-de-instrucao-das-art

es-circenses-da-fedec-producao-em-portugues-pelo-circo-crescer-e-viver/. ..

MALLET, R. D.; A ARTE CIRCENSE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Trabalho de conclusão de curso, Campinas, 2014. Disponível em: www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=000333209. .

SUGAWARA, C; Figuras e Quedas para corda lisa e tecidos - fundamentos. Disponível em: https://issuu.com/circosoul/docs/figuras_e_quedas_funarte20. 1° edição ano de 2008. .

Published

2017-06-07

Issue

Section

Textos Completos