CABARÉ DA RRRRRAÇA: APONTAMENTOS SOBRE O USO DO RECURSO DA RISIBILIDADE NA ABORDAGEM DO RACISMO/ANTIRRACISMO SOB UMA PERSPECTIVA DO ENCRUZILHAMENTO
NOTES ON THE USE OF THE RESOURCE OF RISIBILITY IN APPROACHING RACISM/ANTIRRACISM FROM A CROSS-CROSSING PERSPECTIVE
Autores
Gildete Paulo Rocha
UFMG
Resumo
A reflexão aqui desencadeada tem como eixo norteador o evento cênico Cabaré da Rrrrraça, do Bando de Teatro Olodum - Salvador Bahia, concebido como uma Poética do encruzilhamento – fruto do diálogo das concepções de encruzilhada de Leda Maria Martins e Luiz Rufino – que se materializa no espaço-tempo-corpo-riso-corporeidade negro brasileira. Riso decolonial: humor via denúncia e militância política materializando o enfrentamento à colonialidade do corpo, ser, saber introjetada à corporeidade negra pelas representações ideológicas colonizadoras em seus atravessamentos e camadas, e, que tais corpos negros incorporam em cena numa atuação performática/ritualística. Assim sendo, o riso cumpre a função estratégica de provocar fissuras para outras formas de inscrição no mundo.