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TOCAR O INTANGÍVEL
A COSMOVISÃO DE MIKHAIL TCHEKHOV A PARTIR DE SUA TÉCNICA DE ATUAÇÃO
Autores
Natacha Dias
USP
Resumo
Ao longo do século vinte, reflexões sobre a problemática do treinamento na atuação vêm majoritariamente priorizando a definição dos aspectos concretos do trabalho técnico. Ecoando ainda as concepções de método conforme postuladas pelas epistemologias modernas e científico-materialistas, algumas dessas interpretações correm o risco de negligenciar a existência de estruturas objetivas que podem caracterizar os fenômenos imateriais e intangíveis da atuação. Assim, o presente texto lança luz sobre o modo como o legado do ator, diretor e pedagogo teatral russo Mikhail Tchekhov (1891-1955) propõe uma abordagem direta desses elementos sutis, a partir de sua ênfase na imaginação.
Esta reflexão faz referência aos áudios que registram uma série de aulas ministradas pelo artista, em New York, no ano de 1955. Neles, ele define o que seriam os cinco princípios-guias de sua metodologia, sendo o segundo deles justamente o reconhecimento dos meios de expressão intangíveis para alcançar resultados tangíveis na cena. Desdobrando as investigações de Stanislávski, Tchekhov encontra sua própria maneira de explorar a natureza psicofísica dos exercícios, explorando profundamente a relação com eventos que extrapolam os limites da corporeidade material do ator ou atriz na cena, tais como atmosfera, radiação e gesto psicológico.
Ao adotar fundamentos da Antroposofia de R. Steiner, e da fenomenologia de J. W. Goethe, a técnica tchekhoviana reflete uma cosmovisão baseada na plena correspondência entre atributos humanos e extra-humanos, natureza material e espiritual. Uma das consequências disso é a abordagem do corpo como estrutura física, energética e imaginária. Assim, sua metodologia pensa a atuação como experiência de totalidade, imagem e metamorfose.
PALAVRAS CHAVE
Imaginação. Técnica. Pedagogia de Atuação. Poéticas do intangível.