“PROJETO PERFORMANCIÃ: OPERAÇÃO TAPA-BURACO” (audiovisual)
Palavras-chave:
Artes do Corpo, Performance, Estudos da Presença.Resumo
O vídeo “Projeto Performanciã: Operação Tapa-Buraco” é um registrodocumental de uma ação performática homônima, que foi uma dasações realizadas durante a Oficina de Performance e Envelhecimento –oferecida por Marcelo Asth durante um período de dois meses, em 2014,para uma comunidade de idosos do Programa Interdisciplinar dePromoção à Saúde e Qualidade de Vida do Idoso da UNIRIO (GrupoRenascer). Essa oficina foi realizada com o intuito de produzir ações dearte socialmente engajada e arte comunitária com idosos cocriadores ecolaboradores em suas idealizações, produções e realizações – dentrodas práticas realizadas para a pesquisa de mestrado “ProjetoPerformanciã: Performances do Envelhecimento” (com orientação daProfª Drª Tania Alice Caplain Feix – Programa de Pós-Graduação emArtes Cênicas, linha de performance). Para a performanciã “OperaçãoTapa-Buraco” ser realizada, muitas rodas de conversa trouxeram à tonaquestões vivenciadas pelos idosos, como a dos buracos nas calçadas –grande problema de nossas cidades, ocasionando quedas que causamóbitos ou geram complicações à saúde dos idosos e de seus familiares:um dos principais problemas clínicos que acometem pessoas com maisde sessenta anos. Para isso, uma fila de idosos foi formada próxima aum grande buraco de uma calçada movimentada do Rio de Janeiro, como intuito de se deitarem, individualmente, por um período de tempodentro desse buraco, revezando e experimentando o problema dacidade, além de gerar reflexões no encontro com os transeuntes. Ovídeo, para além do papel de registro em uma investigação acadêmica,foi apresentado na mostra audiovisual de registros de performance doevento “PERFORMANCE em Encontro” – 20ª edição do ProjetoPerformance do SESC Campinas.Downloads
Publicado
2016-10-15
Edição
Seção
Documentos Artísticos e Audiovisuias
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).