Sobre a Revista

Foco e Escopo

Foco e Escopo da Ilinx

  1. Atualizar e prosseguir com a prática de publicação científica atualizada e diversificada sobre as pesquisas do corpo-em-arte como potência de criação em âmbito presencial.
  2. Operar com um quadro diversificado de colaboradores/pareceristas, que integre pesquisadores de diferentes conjunturas artísticas e científicas de criação, para assim compor um conjunto plural e democrático de avaliadores melhor preparados para analisar os materiais recebidos.
  3. Oferecer uma sessão de pesquisa de linguagem e/ou documentos audio-visuais em Artes Cênicas, intitulada Documentos Artísticos.
  4. Manter a periodicidade semestral.

Processo de Avaliação pelos Pares

Política Editorial da Revista Ilinx

  1. Fomentar a pesquisa sistemática acadêmica e extra-acadêmica em Artes Cênicas no Brasil, oferecendo um espaço permanente e democrático de apresentação e reflexão sobre as produções.
  2. Promover o debate entre pesquisadores das diversas partes do país e de outros países, relacionando as linhas de pesquisa desenvolvidas em diferentes instituições, grupos de estudo, coletivos de criação, etc.
  3. Publicação de artigos, resenhas, traduções, vídeos, análise de processo e outros possíveis materiais compatíveis com o meio digital relacionados ao tema da publicação.
  4. Fazer dialogar os conteúdos da revista com o quadro permanente de debate dos Grupos de Trabalho da Associação Brasileira de Pesquisa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE).
  5. Estimular a investigação no campo das possíveis novas linguagens de documentação e suportes para a pesquisa em Artes Cênicas.
  6. Confrontar as pesquisas acadêmicas e extra-acadêmicas contemporâneas no setor.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revista Ilinx vem dar prosseguimento ao trabalho de documentação e circulação de reflexões no campo das Artes Cênicas, desenvolvido pela Revista do Lume desde 1998. A migração para o meio digital visa a democratizar o debate sobre a produção teórica, crítica e prática do setor e dinamizar a interlocução entre criadores de diversas instituições nacionais e internacionais, para artistas que desenvolvem trabalho extra-acadêmico, e junto ao público não-especializado. O corpo editorial combina pesquisadores de diversas regiões do Brasil, das Américas e da Europa, precisamente no intuito de construir uma perspectiva de avalição democrática e plural, alinhada com a política editorial de acesso livre.