Entre rochas, re?pteis e correntes de ar: os princi?pios de ?movimento de Bartenieff
Resumo
Em seu caderno de registro, Ma?rcio Campos, aluno de Te?cnica de Corpo para Cena II (UFBA, 1997), aplica alguns termos dos Princi?pios de Movimento de Bartenieff com o animal que escolheu para observar e explorar criativamente. Estes Princi?pios foram desenvolvidos pela disci?pula de Laban, Irmgard Bartenieff (1900- 1982)3, e desenvolvidos e aprimorados por seus alunos nos u?ltimos trinta anos, especialmente por Bonnie Bainbridge Cohen, fundadora da Escola de Centramento Corpo-Mente (School for Body-Mind Centering). Rudolf Laban (1879-1958) foi o fundador da forma de danc?a-teatro alema? - tanztheater - nas primeiras de?cadas deste se?culo, tendo como principal objetivo o delineamento de uma linguagem apropriada a? danc?a e ao movimento corporal, com aplicac?o?es teo?ricas, coreogra?ficas, educativas e terape?uticas.Downloads
Edição
Seção
Revista do LUME 4 (Publicada em papel em 2002)
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).