Pedagogia das atividades circenses nas atividades extracurriculares: relato de uma experiência de criação e composição coreográfica “A maravilhosa história do Circo”.
Circo. Coreografia. Escola Básica. Atividade Extracurricular.
Resumo
RESUMODe modo a contribuir com a arte-educação circense no contexto das atividades escolares extracurriculares, este estudo teve por objetivo relatar e compartilhar o processo de criação/composição de uma coreografia dentro da apresentação intitulada “Circolando: A maravilhosa história do circo”, com crianças de 5-7 anos num projeto de atividades extracurriculares. O estudo consiste numa pesquisa sobre a própria prática de matriz colaborativa. As fontes são planos de trabalho e de atividades, anotações, registros de aulas (fotos, vídeos e desenhos) e da coreografia apresentada. Na análise de dados houve a leitura das fontes, foram criadas categorias de análise e as unidades de significados foram destacadas e alocadas nessas categorias. Os resultados apontam que no caso dessa escola as atividades extracurriculares visam um caráter educativo. Uma síntese deste trabalho com Circo ocorre num evento (festa) escolar cuja característica é ter a coreografia criada pelas próprias crianças. A coreografia analisada foi “Circo com animais” e teve como processo de criação contação de história, atividade de “arquitetura circense”, ensaio com as atividades circenses, apresentação de pequenos números e desenhos. As dificuldades foram a rápida dispersão das crianças, a impaciência no papel de público dos colegas e a falta de autonomia na produção coreográfica. Por fim, a coreografia foi uma síntese de números criados nas aulas, os docentes foram “produtores” da coreografia e as crianças vivenciaram os eixos da arte-educação: criar, fruir e refletir sobre o seu processo de criação coreográfica com a arte circense.Palavras-chave: Circo. Coreografia. Escola Básica. Atividade Extracurricular. ABSTRACTIn order to contribute to circus art-education in the context of extracurricular activities, this study aimed to report and share the process of creating/composing a choreography within the presentation intitled “Circolando: the wonderful history of the circus” with children 5-7 years old in an extracurricular activities project. The study consists of self-study research in a collaborative matrix. The sources are work and activities plans, notes, class records (photos, videos and drawings) and the choreography presented. In the data analysis, the sources were read, categories were created and units of meaning were highlighted and allocated in these categories. The results show this school the extracurricular activities aim an educational character. A synthesis of this circus teaching process occurs in a school event whose characteristic is to present a choreography created by the children themselves. The choreography analysed was “Circus with animals” and had as activities of the creative process the storytelling, “circus architecture” activity, rehearsal with circus activities, presentation of circus acts and the drawings. The difficulties were the quick dispersion of the children, the impatience as spectator of the colleagues and the lack of autonomy in the choreography production. Finally, the choreography was a synthesis of circus acts created in class, the teachers were “producers” of the choreography and the children experienced the axes of art-education: creating, enjoying and reflecting on their choreographic creation process with circus art.Keywords: Circus. Choreography. Elementary School. Extracurricular Activity.
Biografia do Autor
Gilson Santos Rodrigues, FEF/Unicamp
Possui graduação - bacharelado (2014) e licenciatura (2015) - em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Atuou como estudante/bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, no subprojeto Interdisciplinar (2013-2014), atuou no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq (2014-2015), foi bolsista de mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2016-2018). Atuou também como monitor no projeto de extensão universitária <Atividades circenses para crianças> (2013-2018). É membro do grupo de estudos e pesquisas das artes circenses - CIRCUS e do Grupo do Grupo de Estudos em Educação Física no Desenvolvimento Infantil ? GEEFIDI. Atualmente é doutorando em Educação Física pela Faculdade de Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: circo, pedagogia, pedagogia das atividades circenses, jogos circenses, jogos, lúdico, aéreos, arte-educação e Educação Física.
Patrícia Porfírio Martins, FEF/Unicamp
Graduada em Bacharelado e Licenciatura no curso de Educação Física na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora de Educação Física na Escola Estadual Barão de Ataliba Nogueira de Campinas (Fundamental II e Ensino Médio). Professora na Escola Comunitária de Campinas (Infantil e Fundamental I) - Aulas de Atividades Circenses , Futsal e Corpo e Movimento. Auxiliar técnica da equipe RONINS QUAD RUGBY de São Paulo (Rugby em Cadeira de Rodas). Experiência na área de recreação, arbitragem (handebol convencional e handebol em cadeira de rodas), monitoria, staff, treinamento de handebol convencional, handebol em cadeira de rodas e rugby em cadeira de rodas.
Ademir De Marco, FEF/Unicamp
Professor Titular da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Possui Licenciatura em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1979) e Formação de Psicólogo pela mesma instituição em 1980. Especialização em Neuroanatomia e Órgãos Sensoriais pelo IB/Unicamp/CNPq em 1985, Mestrado em Anatomia Humana pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e Doutorado em Anatomia/Neuroanatomia Humana pelo ICB da Universidade de São Paulo (1990). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia/Neuroanatomia, atuando principalmente nos seguintes temas; neuropsicologia, mecanismos neurais da aprendizagem com ênfase ao desenvolvimento infantil na área da Educação Física. Desenvolve pesquisas no âmbito da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com objetivos de investigar a importância do movimento humano em seus vários aspectos e contextos, estabelecendo inter-relações com o desenvolvimento integral da criança. Fundador e Tutor do Grupo PET/FEF junto ao Programa de Educação Tutorial - MEC, no período de 2010 a 2019. Organizador e Coordenador do GEEFIDI - Grupo de Estudos de Educação Física no Desenvolvimento Infantil - desde 2007 - vinculado ao DEFH/FEF e Certificado junto ao CNPq.