O CORPO COM DEFICIÊNCIA QUE DANÇA: UM OLHAR ANTROPOLÓGICO DA EXISTÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Corpo, Sociedade, Dança, Corpo com deficiência.

Resumo

Por muito tempo a sociedade ocultou, segregou e privou as pessoas com deficiência em diversos âmbitos socias, por anos viveram a margem do processo e do direito social, buscando incansavelmente a aparência de corpos e vidas milimetricamente perfeitas, buscam e lutam com todas as suas forças para pertencer a sociedade que é segregacionista, excludente e que camufla por meio de políticas rasas e superficiais a inclusão das pessoas com deficiência. E dentre essa discursão e inquietação levantamos a dança e as muitas dicotomias existentes que perpassam no processo das produções artísticas e na performatividade das pessoas com deficiência, buscamos autores que dialogassem com tais pensamentos, de modo que pudessem ser entendidos, provocando assim processos de reflexões sobre o assunto Jocimar Daolio (1995), Henri-Pierre Jeudy (2002) e Paula Sibilia (2002), que dialogam o corpo e o meio que ele está inserido, bem como Lucia Matos (2014) que estabelece um cartografia do corpo deficiente e a dança. Por meio dessas análises e comparações que o homem tem por natureza e necessidade de pertencimento, e para tanto decide assim buscam uma padronização irreal, diante das pessoas com ou sem deficiência. Entendemos que na dança esse processo não se faz diferente das demais áreas da sociedade, portanto iniciamos essa discussão, reconhecendo que ainda se faz incapaz de ser esgotadas, já que muito ainda precisa se avançar quando falamos de inclusão e de dança.

Biografia do Autor

Rafaella Cristina Dias Corrêa, Universidade Federal do Pará

Rafaella Cristina Dias Corrêa (Corrêa, Rafaella), é artista-professora-pesquisadora mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Artes na Universidade Federal do Pará (UFPA) como bolsista pela CAPES, especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade Ipiranga, graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). É membr do grupo de pesquisa Coreoepistemologias. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Cênicas, atuando principalmente no campo da dança como bailarina da Ballare Companhia de Dança em Belém, e como diretora artística da Ritmos Escola de Dança em Marituba.

Referências

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Publicado

30-05-2020

Edição

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Textos Completos