Dispositivo de Assombramento para uma Dramaturgia da Luz.

Autores

  • Iara Regina da Silva Souza Escola de Teatro e Dança da UFPA

Palavras-chave:

Iluminação, Desmontagem, Apropriação, Experimentação, Conexão.

Resumo

RESUMOApresentamos neste trabalho o diagrama que desenhamos ao cartografarmos os procedimentos que usamos para produzir uma dramaturgia da luz, o espetáculo Opus Lux. A eles chamamos de procedimentos de fuga, pois, entendemos que são atitudes conceituais que movimentam e provocam encontros potentes na hora de decidirmos por um processo aberto, experimental e que tem como característica a precariedade, fazendo aquilo que podemos com aquilo que temos. E para avançamos sobre nossa própria precariedade e a ela resistir, construímos nossos procedimentos de fuga sobre os procedimentos da gambiarra. Somando sobras e experiências, reinventando técnicas, usando a bricolagem como fundo. As quatro atitudes conceituais que escolhemos para investirmos na operação de produzir uma poética de luz aparecem neste trabalho como os procedimentos de fuga:  desmontagem; apropriação; experimentação e  conexão. Elas compõem a nossa proposta de ação artística, nossos princípios de construção poética, fazendo com que os blocos e linhas de intensidades apareçam, eclodam das tensões geradas pelas interrupções, subtrações e subversões, mas também da pressão dos atos interventivos de desmontagem, de apropriação, de experimentação e de conexão, em favor de uma reinvenção dessas relações que por vezes delega a iluminação cênica a um segundo plano.ABSTRACTThis work shows the diagram drawn by mapping the production procedures of a light's dramaturgy, the Opus Lux spectacle. Those are called escape procedures because they are conceptual attitudes that moves and provoke strong matches when a open and experimental process is chosen, which is precarious. In other words, the work is done with the available material. To overcome and resist to this precariousness, the escape procedures were build over the jerry-rigged procedures, combining leftovers and experiences, reinventing techniques and using DIYs as background. The four conceptual attitudes chosen to invest in the operation of producing a light poetics appear in this work as escape procedures: disassembly, appropriation, experimentation, and connection. They make up the group's artistic action proposal and its principles of poetic construction, making the blocks and intensity lines appear, to hatch from the tensions generated by the interruptions, subtractions and subversions, but also from the intervention acts of disassembly pressure, appropriation, experimentation and connection, due to a relation reinvention that sometimes delegates the scenic illumination to a second plan. 

Biografia do Autor

Iara Regina da Silva Souza, Escola de Teatro e Dança da UFPA

Professora da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, cargo  professora de Ensino Básico Técnico e Tecnológico. Doutora em Estudos Culturais pelas Universidades de Aveiro/Minho/Portugal. Mestra em Artes pelo Instituto de Ciências das Artes/UFPA. Especialista em Iluminação e designer de interiores pela faculdade Castelo Branco/RJ. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1997). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Iluminação

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Publicado

10-05-2018

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