De-s-vir-ando: experiências de um corpo-desviante no trabalho do artista cênico

Autores

Palavras-chave:

Corpo, Territorialidade, Poder, Treinamento, Experimentação

Resumo

RESUMO:Este artigo propõe um ensaio através de algumas experiências de construção do que nomeei, em meu trabalho corporal sensível-criativo como artista cênico, de um corpo-desviante. Corpo ligado a investigações e experimentações artísticas em espaços urbanos. Penso que o corpo em desvio, seja na sala de ensaio, seja na vida diária na cidade adentra zonas de devir, zonas de intensidades vividas nos entre espaços da percepção. Essas zonas são provocadas por uma desordem na percepção habitual, a partir da desorganização das normatividades no uso do corpo e dos espaços arquitetônicos e urbanos. Será abordado o treinamento técnico do artista cênico como experimentação ético-estética e política da ação corporal em performance. Para isso, o texto trama uma cartografia a partir das minhas experiências com o modo de trabalho para o ator proposto por Aguinaldo de Souza, da Universidade Estadual de Londrina, e o modo de trabalho proposto pela coreógrafa Luciana Lara, da Anti Status Quo Companhia de Dança em Brasília/DF. Desenvolvo um diálogo com as filosofias da diferença, a partir dos conceitos de corpo sem órgãos, território e dobra para Gilles Deleuze, Félix Guattari e poder para Michel Foucault. PALAVRAS-CHAVE: Corpo. Territorialidade. Poder. Treinamento. Experimentação. ABSTRACTThis article proposes an essay between some experiences of construction that have called, in my criative-sensible corporeal work as a cenic artist, of one desviant-body. A body connected with artistic investigations and experimentations in urban spaces. I think that the body in detour, be it in rehearsal room, be it in daily life in the city, enters zones, zones of intensities lived in the between perception spaces. These zones are caused by a disorder in the usual perception, which is created from the disorganization of normativities on body use and from the architectural and urban spaces. It will be discussed the artist’s technical training as ethical-esthetics experimentation and the politics of body action in performance. For this, the essay sews a cartography between my personal experiences with the artist’s working way proposed by Aguinaldo de Souza, from Universidade Estadual de Londrina, and  the artist’s working way proposed by the choreographer Luciana Lara, from the Anti Status Quo Companhia de Dança in Brasília/DF. Develop a conversation with phylosophies of difference, from concepts such as body without organs, territory and fold to Gilles Deleuze and Félix Guattari and power to Michael Foucault.KEYWORDS: Body. Territory. Power. Training. Experimentation.

Biografia do Autor

Raoni Carricondo Leite, Universidade de Brasília

Ator e dançarino. Possui Graduação em Artes Cênicas (UEL, 2010) e Pós-Graduação em Artes Visuais (EAD/SENAC, 2013). Atualmente pesquisa as relações entre corpo, cidade e performance e cursa o Mestrado em Artes Cênicas (UnB), desde 2016.

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Publicado

07-06-2017

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Textos Completos