Circo com crianças: uma experimentação aérea.
Palavras-chave:
Circo. Infância. Formação.Resumo
Este trabalho tem como finalidade discorrer sobre a experiência de uma oficina de circo com crianças de 01 a 06 anos idade, alunos da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, localizada dentro da Universidade Federal de Santa Maria. O trabalho discorre sobre como foi compartilhar as práticas circenses com crianças e como esse processo aparece em seus corpos. Qual a relação da criança com o aparelho circense lhe apresentado? Quais são as experiências corporais que essa criança traz para a oficina? Do ponto de vista da pedagogia circense, a prática corporal na infância pode ocorrer de diferentes formas: por meio das tradições familiares, como o caso das crianças que vivem no circo, através de aulas em escolas, projetos de circo social e outros espaços formativos. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a iniciação circense de crianças de primeira infância, por isso, mais que uma abordagem de um rigoroso ensino técnico, o objetivo da oficina foi sensibilizar as crianças com o universo circense e permitir que, num primeiro momento, os infantes explorem suas intuições corporais, de acordo com a motricidade de cada um. A partir disso, por exemplo, uma criança de cinco anos consegue subir no tecido a força, usando apenas os braços, enquanto outra executa uma subida de minhoca.Na oficina, quando as crianças experimentaram a subida na lira, alguns subiam intuitivamente através da curva de joelhos, enquanto outros não chegavam a sustentar- se numa empunhadura. Portanto, a partir do respeito às diferenças corporais das crianças, acredita-se que a iniciação nesta fase da infância deve ser entendida como um estímulo a corporeidade e ludicidade própria da criança e do circo, para assim, num segundo momento, explorar os aspectos da formação técnica.Referências
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