Distúrbios ideológicos: comicidade e política em Leo Bassi.

Autores

  • André Luiz Rodrigues Ferreira PPGAC/ UNIRIO

Palavras-chave:

Bufonaria, Paródia, Comicidade, Política.

Resumo

A presente comunicação tem como objetivo analisar as práticas cênicas de Leo Bassi à luz de reflexões teóricas sobre a dimensão política operada por este bufão. Mantendo como recorte a análise de sua Igreja Patólica, a investigação propõe a produção de possíveis chaves de leitura sobre os fluxos de intensidade gerados por este artista. O Patolicismo, culto ao Deus Pato, divindade simbolizada por um pato de borracha amarelo, é, segundo o artista, uma autêntica religião que sacraliza o humor e o riso como expressões do intelecto humano. Através da inversão parodística dos ritos católicos, Bassi nos parece apontar para a porção ridícula, bem como para o caráter artificial e fantasioso das instituições religiosas, o que nos remete às concepções desenvolvidas por Jacques Rancière, filósofo que entende a política numa perspectiva intersubjetiva de produção de modos de subjetivação. O autor destaca que o político surge do estranhamento do comum, o que podemos observar no trabalho de Bassi, quando o bufão atua pela ordem do transbordamento dos territórios normativos, criando um fenômeno cênico surpreendente, um campo híbrido à experiência política.

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Publicado

17-06-2016

Edição

Seção

Textos Completos