Esse artigo é uma escrita performativa da apresentação, igualmente performativa, da pesquisa coreográfica Danças Sobreviventes, realizada pelas autoras. Esta apresentação trouxe de forma investigativa diferentes práticas de colaborações cênicas no campo da dança, realizadas durante a pandemia de COVID-19 em que as artistas-pesquisadoras transpuseram suas atividades criativas em dança para o vídeo, investigando como a arte do movimento pode ser desdobrada em outros acontecimentos cênicos que não o espetáculo tradicional (cena + público = ao vivo no mesmo espaço). Foram trabalhados processos de criação que tiveram vídeos como produto final e plataforma cênica, envolvendo descobertas singulares de colaboração artística e de pesquisa por meio de criação coreográfica. Assim, neste artigo, articularmos o como a pandemia se tornou uma “restrição generativa/produtiva” (Manning; Massumi, 2014) ao invés de um obstáculo para a criação em dança.
Author Biography
Isabela Berto Tescarollo, UNICAMP
Artista-pesquisadora, intérprete-criadora e professora de Yoga, formada no Bacharelado em Dança pela UNICAMP (2020). Na graduação, dedicou-se à pesquisa acadêmica no campo da preparação corporal do bailarino contemporâneo por meio da prática do Yoga (bolsa CNPq sob orientação da Profa.Dra. Holly Elizabeth Cavrell) e da elaboração da dramaturgia em dança contemporânea (bolsa FAPESP sob orientação das Profas.Dras Melina Scialom e Verônica Fabrini). Nesta última, produziu o espetáculo solo "uma cena só" (2020), apresentado no Departamento de Artes Corporais da UNICAMP em março de 2020. Atualmente tem interesse e investiga composições que dialogam com a dança e o cinema.