RESUMO
O projeto “Erradicação” é espetáculo solo baseado nas memórias do ator e autor da proposta Maciej Rozalski e outros artistas emigrantes na América do Sul. A poética do espetáculo usa uma linguagem de teatro físico influenciado pelas poéticas pós-grotovskianas e teatro Lume. O espetáculo abrange como tema principal as histórias das identidades híbridas no processo de viagem entre as culturas. Os autores analisam os processos de memória, desencontro e aculturação no nível do próprio corpo do ator em constante trans-locação. As Américas Atlânticas é um território que surgiu dos encontros, translocações e dos processos migratórios. A figura principal do espetáculo “Erradicação” é viajante. Seguindo esse diversificado personagem mergulhamos em grandes histórias da América do Sul caracterizada pelo conjunto das passagens, encontros e partidas.
Palavras-chave: Teatro físico, Estudos performáticos, Antropologia teatral
ABSTRACT
The “Eradication” project is a solo show based on the memories of the actor and author of the proposal Maciej Rozalski and other emigrant artists in South America. The poetics of the spectacle uses a language of physical theater influenced by post-Grotovskian poetics and Lume theater. The main theme describe the histories of hybrid identities in the process of traveling between cultures. The authors analyze the processes of memory, mismatch and acculturation at the level of the actor's own body in constant trans-location. The Atlantic Americas is a territory that emerged from encounters, translocations and migratory processes. The main figure of the show “Eradication” is a traveler. Following this diverse character, we immerse ourselves in great stories of South America characterized by the set of passages, meetings and departures.
Keyword: Physical theater, Performance studies, Theatre anthropology