Microdramaturgias em processo: pontos de partida na Educação Somática através da memória pessoal goiana
Authors
Pedro Paulo Galdino Vitorino Dias
Universidade Federal de Goiás - UFG
Abstract
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo discutir o processo criativo em teatro com base na composição de microdramaturgias junto aos estudos da Educação Somática, trabalhadas na disciplina Educação Somática e Dramaturgia do Corpo Cênico, do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC), da Universidade Federal de Goiás (UFG). A metodologia deste trabalho é constituída de experimentações práticas em sala de ensaio, de temas disparadores relacionados com a pesquisa de mestrado em andamento, localizado no estado de Goiás, dos diários de bordo e de estudos bibliográficos. Observou-se que a construção de microdramaturgias, ou seja, espaços íntimos em ação artística, junto com a Educação Somática são potentes pontos de partida para a criação cênica, envolvendo elementos objetivos e subjetivos, memoriais, imagéticos e sonoros.
Palavras-chave: Processo criativo. Microdramaturgias. Educação Somática.
ABSTRACT
This study aims to discuss the creative process in theater based on the composition of microdramaturgies along with the studies of Somatic Education studied in the discipline Educação Somática e Dramaturgia do Corpo Cênico of the Scenic Arts Post Graduation Program (PPGAC) of the Universidade Federal de Goiás (UFG). The methodology of this study is made up of practical experiments in the rehearsal room of themes related to the ongoing master's research located in the State of Goiás of on-board diaries and of bibliographic studies. It was observed that the construction of microdramaturgies are intimate spaces in artistic action then microdramaturgies with Somatic Education are powerful starting points for scenic creation involving objective or subjective memorial imagetic and sound elements.
Keywords: Creative Process. Microdramaturgies. Somatic Education.