Recurso pedagógico intensivo: a performance da sala de aula

Authors

  • Conrado Augusto Gandara Federici Universidade Federal de São Paulo

Keywords:

Performance. Teatro. Educação

Abstract

RESUMOO trabalho trata de uma performance realizada por um professor em sala de aula de um curso de ensino superior em uma universidade pública paulista. Partiu-se da hipótese de que performar o conteúdo de um texto acadêmico poderia resultar em uma interferência no estado de presença da turma. Foram realizadas duas performances em semestres e com turmas distintas, a partir das quais realizou-se a observação e realização do jogo como o eixo principal de sustentação da proposta. O objetivo principal foi experimentar a performance como um modo de trabalho que pudesse engajar estados de presença mais significativos, o que se verificou. Metodologicamente, o jogo realizado mostrou-se certeiro, dada a coincidência do texto lido com as ações realizadas. A experiência de performance em sala de aula interferiu no engajamento do grupo, mostrando-se como recurso pedagógico intensivo, na medida em que evidenciou a presença e a relação como fatores comuns às artes da cena e à educação em suas potências políticas transformadoras. PALAVRAS-CHAVE:  ABSTRACTThe work deals with a performance presented by a professor in the classroom of a higher education course at a public university in São Paulo. It was assumed that performing the content of an academic text could result in an interference with the presence of the class. Two performances were carried out in different semesters and classes, from which the observation and realization of the game was carried out as the main axis of support of the proposal. The main goal was to experience performance as a way of working that could engage more significant states of presence, which was verified. Methodologically, the game played proved to be accurate, because of the coincidence of the text read with the actions performed. The experience of performance in the classroom interfered in the group's engagement, showing itself as an intensive pedagogical resource, insofar as it evidenced the presence and the relationship as factors common to scene arts and education in their transforming political powers.KEYWORDS: Performance. Scene arts. Education. 

Author Biography

Conrado Augusto Gandara Federici, Universidade Federal de São Paulo

Departamento de Ciências do Movimento Humano

Published

2020-05-30

Issue

Section

Textos Completos