Direção de Movimento, Assessoria de Movimento Cênico e Preparação Corporal: ofícios do corpo.

Autores

  • Joana Ribeiro da Silva Tavares Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO https://orcid.org/0000-0001-5608-4731
  • Mônica Medeiros Ribeiro UFMG/Depto de Artes Cênicas
  • Nara Keiserman Unirio/Depto de Interpretação Teatral
  • Lígia Losada Tourinho UFRJ/Depto de Arte Corporal

Palavras-chave:

Preparação Corporal, Assessoria de Movimento Cênico, Direção de Movimento, Coreografia, Teatro, Dança.

Resumo

O texto aborda as práticas de profissionais responsáveis pelo trabalho corporal de artistas cênicos em montagens teatrais. Estas práticas foram denominadas “expressão corporal” nos anos 1970, ou “preparação corporal” na década seguinte. Atualmente são funções reconhecidas como “direção de movimento” ou “assessoria de movimento cênico”. Os profissionais atuando no ramo são advindos de campos diversos como a dança, as artes marciais, o teatro, o circo e a educação somática. O levantamento das práticas desenvolvidas por estes profissionais constitui um passo necessário para elaboração de um metadiscurso sobre esta profissão nos estudos superiores em artes. A apresentação de pontos de vista distintos sobre o mesmo tema é fundamental para refletir a complexidade e as origens destas funções. Portanto, o objetivo maior desta comunicação é fomentar a pesquisa sobre os ofícios do corpo, promovendo o cruzamento e a circulação de saberes, e, possivelmente, seu reconhecimento e legitimação como categoria permanente no teatro brasileiro.

Biografia do Autor

Joana Ribeiro da Silva Tavares, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Departamento de InterpretaçãoÁrea: Artes/Teatro/Dança/Direção de Movimento/Coreografia

Mônica Medeiros Ribeiro, UFMG/Depto de Artes Cênicas

UFMG/PPGARTES/Depto de Artes Cênicas /Artes Cênicas

Nara Keiserman, Unirio/Depto de Interpretação Teatral

UNIRIO/PPGAC/PPGEAC/Depto de Interpretação Teatral, Artes Cênicas

Lígia Losada Tourinho, UFRJ/Depto de Arte Corporal

UFRJ/Depto de Arte Corporal /Dança

Referências

AZEVEDO, S. M. de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2002.

BRIKMAN, L. A linguagem do movimento corporal. São Paulo: Summus, 2014.

FÉRAL, J. Vous avez dit “training”?. Carol Müller (org.). Le Training de l’acteur. Arles/Paris: Actes Sud Papiers/Conservatoire National Supérieur d’Art Dramatique, 2000, pp. 7-27.

LAPORT, N; BEUTENMÜLLER, M. da G. Expressão vocal e expressão corporal. Rio de Janeiro: Forense Universitário, 1974.

LECOQ, J. O corpo poético. Uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: SENAC/SESC, 2010.

LUZ, R. Expressão Corporal: uma política do corpo. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1979.

MATURANA, H. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

TAVARES, J. R. da S. Klauss Vianna, do coreógrafo ao diretor. São Paulo: Annablume, 2010.

TOURINHO, L.; SOUZA, I. G. A Preparação Corporal para a Cena como Evocação de Potências para o Processo de Criação. In: ARJ, V.3, n.2, p. 178-193. Natal: UFRN, 2016.

VIANNA, K. Expressão Corporal. 1ª semana de educação artística. Centro de treinamento de professores do estado do Rio de Janeiro, 1974. Disponível em: < http://www.klaussvianna.art.br/Arquivos/2911/75y0000-RJ-TKV-MAN1-8.pdf>.

Downloads

Publicado

16-10-2019

Edição

Seção

Textos Completos