Primeiras composições: Mirada - um olhar sobre o percurso da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros na improvisação em dança
Keywords:
Dança contemporânea. Improvisação. Contato Improvisação. Dança situada. Processo de criação.Abstract
RESUMOO presente artigo discorrerá sobre a trajetória e produção artística da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros, campo de estudo de uma pesquisa de mestrado em Artes Cênicas no IA/UNESP São Paulo. Nesta, investiga-se a improvisação em dança contemporânea como modo compositivo e como procedimento de criação, tendo como ponto de partida a produção artística do grupo, seus processos de investigação e criação, suas obras e história (2006-2018). Considera-se o corpo-sujeito de sua dança, seus discursos e história, e compreende-se neste percurso uma narrativa singular no contexto da dança paulistana; busca-se nesta discussão, de modo inicial, levantar questões sobre a dança, a improvisação e as corporeidades cênicas. Neste recorte conciliamos a leitura dos processos das obras e traçamos paralelos com as formas de improvisação, com a dança situada - criada a partir de ou para uma determinada realidade espacial - e com os fundamentos do contato improvisação, assim como, com os procedimentos e pesquisas de artistas improvisadores que são referências no campo artístico da dança contemporânea, dentre os quais destacamos Steve Paxton e Lisa Nelson.References
ALBRIGHT, Ann Copper & GERE, David, (eds.). Taken by Surprise – a dance improvisation reader. Hanover: Wesleyan University Press, 2003.
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. 2ª ed., São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BANES, Sally. Spontaneous combustion. em: ALBRIGHT, Ann Copper ; GERE, David (eds.) Taken by Surprise – a dance improvisation reader. Hanover: Wesleyan University Press, p. 77-88, 2003.
CALDEIRA, Solange Pimentel. O lamento da imperatriz: a linguagem em trânsito e o espaço urbano em Pina Bausch. São Paulo: Annalume, 2009.
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. 1ª Ed., São Paulo: Companhia das Letras,1990.
CAMARGO, Mariana Vaz. O fazer artístico como catálise: experiências do corpo e da dança. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. 2008.
CARTER, Curtis. Improvisation in dance. The Journal of Aesthetics and Art Criticism. Vol. 58, No. 2, pp. 181-190. Spring, 2000.
CERQUEIRA, Joana dos Santos Egypto. Forças em luta para a invenção de uma dança: política cultural e dança contemporânea em São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. 2015.
FOSTER, Susan Leigh. Dances that Describe Themselves: The Improvised Choreography of Richard Bull. Hanover: Wesleyan University Press, 2002.
_______. Improvisation in dance and mind. em: ALBRIGHT, Ann Copper ; GERE, David (eds.) Taken by Surprise – a dance improvisation reader. Hanover: Wesleyan University Press, p. 03-12. 2003.
GIGLIO, Karin Virginia Rodrigues. A Memória de um Corpo Cênico – A improvisação como recurso desvelador de inscrições corporais na linguagem da dança segundo os princípios de construção da memória de António Damásio. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas), Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia. Salvador. 2007.
GIL, José. Movimento Total. O corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.
GREINER, Christine. Fabulações do corpo japonês e seus microativismos. São Paulo: N-1 edições, 2017.
GUERRERO, Mara Francischini. Sobre as restrições compositivas implicadas na improvisação em dança. Dissertação (Mestrado em Dança) Programa de Pós-Graduação em Dança, Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2008.
LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
MARENGO, M. & MUNIZ, Z. Um olhar sobre o Material for the Spine, de Steve Paxton. Revista Brasileira de Estudo da Presença, Porto Alegre, v.8, n.1, p. 151-166, jan./mar. 2008.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
MORAIS, Carmen. A dança in situ no espaço urbano. São Paulo: Lince, 2015.
NELSON, Lisa. Composing, Communication, and the sense of imagination. Lisa Nelson on her pre-technique of dance, the Tuning Scores. Ballettanz, April, p.76-79. 2006.
NETO, Francisco de Assis Gaspar. Atenciografia do Corpo: intersecções entre Lisa Nelson e Gilbert Simondon a partir de um fragmento de relato. In: Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, vol. 7, n. 1, p. 205- 22, jan./abr. 2017.
NOVAK, Cynthia J. Some thoughts about dance improvisation. Contact Quarterly, Northhampton, v. 22 n. 1, p. 17-20. 1997.
PAXTON, Steve. Improvisation is ... Contact Quarterly, Northhampton, v. 12 n. 2, p. 15-19. 1987.
_______. Drafting interior techniques. em: ALBRIGHT, Ann Copper & GERE, David (eds.) Taken by Surprise – a dance improvisation reader. Hanover. Wesleyan University Press, p. 175-184. 2003.
_______. Material for the Spine. A movement study. Contredanse, Bruxellas, DVD-room, 2008.
SUQUET, Annie. Cenas – o corpo dançante: Um laboratório da percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques. (org.). História do corpo. Vol. 3: As mutações do olhar. O século XX. Petrópolis: Vozes. 2008.
STRAZZACAPPA, Marcia. Imersões poéticas como processo de formação do artista docente. In: Art Research Journal/Revista de Pesquisa em Arte ABRACE, ANPAP e ANPPOM em parceria com a UFRN. Vol. 1/2 , p. 96-111, jul./dez. 2014.
VILELA, Lilian Freitas. Uma vida em dança: movimentos e percursos de Denise Stutz. Tese (Doutorado) Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas. 2010.