Cassandra vai à rua: programa performativo, encontros, espaço público e o insuportável corpo feminino.

Authors

  • Aline Nunes de Oliveira NUNES UFSB

Keywords:

Cuidado de Si. Programa Performativo. Feminismos. Cassandra.

Abstract

Aqui apresentaremos um recorte de uma investigação de caráter radicalmente qualitativo, que compreende a criação nas artes do corpo, da presença, do encontro, como fruto de um exercício constante de atenção do sujeito sobre si, como cuidado de si. Olharemos para o programa performativo “Mulher de vestido vermelho raspa a cabeça em praça pública” para refletirmos acerca de alguns dos efeitos decorrentes de sua execução. Refletiremos acerca de como ele respondeu ao contexto histórico contemporâneo, como afetou a trajetória da artista e as razões para levar o mito da mulher política interditada, Cassandra, para as ruas hoje.Trataremos de como se deu este exercício de subjetivação capaz de trânsitos radicais que tiveram como resultado a criação da obra e da artista. Trânsitos capazes de colocar a pesquisadora em um estado de atravessamento que é decorrente de uma atenção radical a si mesma, capaz de gerar uma constante problematização com entonações feministas, sem que uma palavra fosse pronunciada.

Author Biography

Aline Nunes de Oliveira NUNES, UFSB

Aline é atriz, performadora, artista da voz e educadora. Realizou toda a sua formação na Universidade Estadual de Campinas, desde a graduação (2005), passando pelo mestrado em Artes da Cena (2015), até seu doutorado (em andamento até 2019), também no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da Unicamp. Foi atriz e uma das fundadoras da Cia. Zero Zero, bem como da Cia. Mínima de Teatro e Música, em Barão Geraldo (Campinas-SP), além de fazer parte do Grupo de Pesquisas Pindorama (CNPq). É professora da UFSB no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências e tem em seu escopo de pesquisa os conceitos: palavra-corpo; modos de subjetivação feministas; performance; a voz em campo expandido; cuidado de si. Sua pesquisa de doutorado funda-se na criação de práticas pessoais do corpo-voz em seus diversos aspectos, materiais e imateriais, estimulando a criação de teorias corporais-estéticas próprias para cada artista. Abre-se, assim, à possibilidade da vivencia/composição de uma obra cênica que precisa se relacionar com outras formas artísticas e áreas do conhecimento, pensando a cena em campo expandido e a vida ordinária como percurso de criação estética. Desta forma, a professora acredita que vive o que ensina e ensina o que vive.

References

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Published

2019-10-16

Issue

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