Cassandra vai à rua: programa performativo, encontros, espaço público e o insuportável corpo feminino.
Keywords:
Cuidado de Si. Programa Performativo. Feminismos. Cassandra.Abstract
Aqui apresentaremos um recorte de uma investigação de caráter radicalmente qualitativo, que compreende a criação nas artes do corpo, da presença, do encontro, como fruto de um exercício constante de atenção do sujeito sobre si, como cuidado de si. Olharemos para o programa performativo “Mulher de vestido vermelho raspa a cabeça em praça pública” para refletirmos acerca de alguns dos efeitos decorrentes de sua execução. Refletiremos acerca de como ele respondeu ao contexto histórico contemporâneo, como afetou a trajetória da artista e as razões para levar o mito da mulher política interditada, Cassandra, para as ruas hoje.Trataremos de como se deu este exercício de subjetivação capaz de trânsitos radicais que tiveram como resultado a criação da obra e da artista. Trânsitos capazes de colocar a pesquisadora em um estado de atravessamento que é decorrente de uma atenção radical a si mesma, capaz de gerar uma constante problematização com entonações feministas, sem que uma palavra fosse pronunciada.References
FABIÃO, Eleonora. Programa performativo: o corpo-em-experiência. Ilinx - Revista do Lume - Núcleo Interdisciplinar de Pesqisas Teatrais - Unicamp, n.4, p. 1-11, dez. 2013.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade, 3: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes. 2018.
LORDE, Audre. The collected poems of Audre Lorde. New York: W. W. Norton, 2000.
PERROT, Michel. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2007.
SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
SHAKESPEARE, W. Hamlet. Tradução: Millôr Fernandes. Porto Alegre: L&PM, 1997.
VELARDI, Marília. Questionamentos e propostas sobre corpos de emergência: reflexões sobre investigação artística radicalmente qualitativa. Revista Moringa Artes do Espetáculo, João Pessoa, UFPB, v.9, n.1, jan/jun 2018, p. 43-54.