A Presentificação do Performer na Videodança.
Keywords:
Presença, Videodança, Virtualidade.Abstract
O presente trabalho pretende analisar e problematizar as noções de presença cênica a partir da videodança. Parte do campo de estudo da arte contemporânea busca pesquisar o elemento “presença” na cena a partir do estreitamento físico entre performer e espectador, na diluição entre os elementos ficcionais e reais postos em cena. Mas como pensar no corpo presente quando este é mediado por dispositivos tecnológicos, tais como o vídeo? A virtualização do corpo-mídia planifica ou dialoga com a presentificação quando este é intermediado pela tecnologia? Podemos dizer que a videodança é uma linguagem híbrida, uma variação expressiva originada do diálogo entre a dança e o cinema, uma espécie de mutação na identidade da dança que a desterritorializa, transforma a sua linguagem e o modo como a mesma se comunica, permitindo, com isso, alavancar diferentes formas expressivas, fazendo-a desabitar o seu espaço físico de representação e ocupar um ciberespaço. Diante dessas questões, o presente trabalho irá construir narrativas acerca dos vetores da virtualização da presença (ou não presença), momento em que o corpo do performer em vídeo se separa dos espaços físicos e geográficos e, também, de sua temporalidade.References
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutividade técnica: [segunda versão]. Apresentação de Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado. Porto Alegre, RS: Zouk, 2012. 127 p., il. ISBN 978858080490237 (enc.).
COELHO, Maria Castilho. Presença ou a Qualidade Discreta do Estar Ali In: Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 646-658, maio/ago. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbep/v3n2/2237-2660-rbep-3-02-00646.pdf. Acessado dia 06 de março de 2019.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem. São Paulo: Ed 34, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed 34, 1998.
FÉRAL, JOSETTE. A Fabricação do Teatro: questões e paradoxos In: Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 566-581, maio/ago. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbep/v3n2/2237-2660-rbep-3-02-00566.pdf. Acessado dia 06 de março de 2019.
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FISCHER, Rodrigo Desider. Poéticas entre o Cinema e o Teatro: reflexões sobre a presença e a atuação cênica a partir da obra de John Cassavates. Tese (Doutorado) – Universidade de Brasília, Brasília, p.212, 2015.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Producción de presencia: lo que el significado no puede transmitir. Tradução de Aldo Mazzucchelli. México, DF: Universidad Iberoamericana, 2005. 160 p. (El oficio de la historia). ISBN 9789688595725 (broch.).
LEVY, Pierre. O que é o virtual?. São Paulo: Editora 34, 2007. 157 p. (Trans). ISBN 857326036 (broch.).
NORONHA, Marcio Pizarro; RIBEIRO, Luciana Gomes. Da Documentação como Fonte de Estudo Histórico Cultural à Criação Audiovisual no Campo da Dança: do Filme Documental à Videodança na Política Cultural para a Dança no Brasil. In: Encontro Regional de História, 12., 2006. Anais... Niterói: UFF, 2006, p.1-8.
WOSNIAK, Cristiane. Dança, cine-dança, vídeo-dança, ciber-dança: dança, tecnologia e comunicação. Curitiba, PR: UTP, 2006. 165 p., il. (Recem mestre, 6). ISBN 9788588959378 (broch.).