O Dojô é um espaço mágico: conversas com atores
Keywords:
TEATROAbstract
O objetivo dessa experiência constituiu-se na aplicação da arte marcial judô na prática psicofísica do atuante. O judô inclui técnicas úteis para o treinamento do atuante observadas pela lente da Antropologia Teatral. Portanto, relato sobre minha pesquisa do judô tanto em seus atributos técnicos, quanto filosóficos, onde existem elementos que enriqueceram o estado “pré-expressivo” [1] dos sujeitos envolvidos – atuantes de teatro –, a partir da construção do “Kata Pessoal”, termo cuja definição implica procedimentos metodológicos do treinamento e deduções empiricamente atestadas nesta pesquisa. Por conseguinte, esta proposta incorporou campos teóricos e práticos distintos, quais sejam o Judô e o Teatro, contendo como foco os princípios e atributos do primeiro, e a abordagem antropológica, do segundo. Minha experiência enquanto professora de judô foi tomada como referência para o estudo, por constituir âmbito filosófico e prático sobre os fundamentos do judô.Palavras-chave: Kata pessoal. Treinamento psicofísico. Judô. Pré expressividade.References
ALENCAR, Cesário A. The shinning self: the actor´s work from character to role. Tese de doutorado. 2 vol. Tese de doutorado. Exeter: Universidade de Exeter, 2003.
BARBA, Eugenio e SAVARESE, N. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. Tradução de Luís Otávio Burnier. São Paulo: Hucitec, 1995.
______________. A canoa de papel – tratado de antropologia teatral. Trad. Patrícia Alves. Brasília: Teatro Caleidoscópio, 2009.
______________. A canoa de Papel. São Paulo, Ed. Hucitec, 1995.
BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: Editora da Unicamp, 1994.
CARRERI, Roberta. Rastros: treinamento e história de uma atriz do Odin Teatret/ Roberta Carreri; [tradução Bruna Longo]; fotografias de Pegadas na Neve de Guendalina Ravazzoni. – São Paulo: Perspectiva, 2011.
FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.
KANO, Jigoro. Energia mental e física / Escritos do Fundador do Judô/ Jigoro Kano; com uma introdução de Yukimitsu Kano; compilado por Naoki Murata; traduzido para o inglês por Nancy H.Ross; com tradução para o português por Wagner Bull. São Paulo: Pensamento, 2008.
LIMA, Wlad. Dramaturgia pessoal do ator. Belém: Grupo Cuíra, 2005.
OIDA, Yoshi. O ator invisível. São Paulo: Beca, 2001.
SUGAI, Vera Lúcia. O caminho do guerreiro volume I. São Paulo, SP: Editora gente, 2000.
SHIMADA. Shotaro. Com CARRELI, Wagner. A ioga do mestre e do aprendiz. São Paulo: Phorte, 2008.
STANISLAVSKY, Constantin. A construção da personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
______________. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
VARLEY, Júlia. Pedras dágua: bloco de notas de uma atriz do Odin Teatret. Brasília: Editora Dulcina, 2010.