O corpo das artes (cênicas) latinas ainda é razão e emoção!
Authors
Marcos Antônio Bessa-Oliveira
UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; NAV(r)E - Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas
http://orcid.org/0000-0002-4783-7903
Keywords:
Corpo epistêmico, Corpo-arte, Corpo-conhecimento, Corpo-biogeográfico
Abstract
RESUMOPensar em corpo específico de uma linguagem de arte ainda é pensar em um corpo disciplinado e domesticado na distinção entre razão e emoção como pensado pelo projeto moderno cartesiano! Um corpo disciplinado aqui é um corpo físico ainda que com sensações. Considerando essas questões, penso e resisto na ideia de que o corpo das artes (cênicas) latinas, em geral, ainda é um corpo div(i)(en)dido na presença da “cena” artística brasileira. Do “corpo” que tomo para argumentar a insistência dessa dualidade na arte brasileira, mesmo contemporânea, epistêmico descolonial, entende-se que corpo ainda é “conceito” a ser compreendido para além do “corpo dócil” como “corpo-político” (Foucault), mas estaria inscrito na noção de “corpo-política” (Mignolo) em que razão e emoção são indissociáveis no fazer, no pesquisar e no ensinar arte, pois esses estariam vinculados à noção de que nenhum corpo pode/deve ser domesticado disciplinarmente. Melhor dito, não há “técnica” ou “não-técnica” artísticas ocidentais que não domestiquem o corpo no cogito razão e emoção. Assim, quero evidenciar na discussão que todo ser, sentir e saber ocidentais ainda estão ancorados na ideia de que o corpo (negro, homo, feminino, pobre – da exterioridade –, entre outros) deve sofrer com se-parações na arte.PALAVRAS-CHAVE: Corpo epistêmico. Corpo-arte. Corpo-conhecimento. Corpo-biogeográfico. ABSTRACTTo think of the specific body of an art language is still to think of a disciplined and tamed body in the distinction between reason and emotion as thought by the Cartesian modern design! A disciplined body here is a physical body yet with sensations. Considering these questions, I think and resist the idea that the body of the (scenic) Latin arts, in general, is still a body dived in the presence of the Brazilian artistic “scene”. From the “body” I take to argue for the insistence of this duality in Brazilian art, even contemporary, epistemic decolonial, it is understood that the body is still a “concept” to be understood beyond the “docile body” as a “political body” (Foucault ), but would be inscribed in the notion of “body-politics” (Mignolo) in which reason and emotion are inseparable in doing, in researching and teaching art, for these would be bound to the notion that no body can/should be domesticated disciplinarily. In other words, there is no western "technical" or "non-technical" art that does not domest the body in the cogito reason and emotion. Thus, I want to point out in the discussion that all Western beings, feelings and knowledge are still anchored in the idea that the body (black, homo, feminine, poor - of exteriority, among others) must suffer with seizures in art.Keywords: Epistemic body. Body-art. Body-knowledge. Body-biogeographic.
Author Biography
Marcos Antônio Bessa-Oliveira, UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; NAV(r)E - Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas
Professor do Curso de Artes Cênicas (Graduação), na Cadeira de Artes Visuais, e do Programa de Mestrado Profissional em Educação – PROFEDUC – da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS na Unidade Universitária de Campo Grande – UUCG - Brasil. Doutor em Artes Visuais pelo IA-Unicamp, Mestre em Estudos de Linguagens e Graduado em Artes Visuais – Licenciatura – Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É líder do Grupo de Pesquisa NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas (certificado pela UEMS/CNPq – que pode ser acessado em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1456348756496114); é membro dos Grupos de Pesquisas: NECC – Núcleo de Estudos Culturais Comparados (UFMS/CNPq), Grupo de Pesquisa Estudos Visuais (UNICAMP/CNPq) e do Grupo de Pesquisa O PROCESSO IDENTITÁRIO DO INDÍGENA DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISE DOCUMENTAL E MIDIÁTICA DA LUTA PELA TERRA - UFMS. Atualmente desenvolve Pesquisa de Pós-doutoramento na UFMS, no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, na FAALC. ORCID iD - http://orcid.org/0000-0002-4783-7903