Atriz-produtora: a propósito da intervenção nos processos de criação teatral menor.
Keywords:
Teatro menor. Atriz-produtora. Produção teatralAbstract
Minha proposta com essa comunicação é a de contribuir ao debate que gravita em torno de questões ligadas aos modos de produção e gestão teatral, refletindo acerca das consequências criativas, estéticas e políticas que decorrem do envolvimento de atrizes e atores com a esfera da produção. Para tanto, primeiramente, delimito o objeto de estudo desta pesquisa partindo das provocações filosóficas de Deleuze e Guattari acerca da ideia de uma literatura menor. Tomo ainda, como base conceitual, as reflexões propostas por Walter Benjamin acerca do autor como produtor. A investigação empírica, por sua vez, se deu a partir da realização de entrevistas com artistas teatrais (do Brasil, México, Chile e Argentina) que possuem dez anos ou mais de trajetória no campo e cujos trabalhos não são desenvolvidos a partir de parâmetros industriais de produção. Levo em consideração, também, minha própria prática como atriz-produtora. A comunicação defende que a participação da atriz e do ator com a esfera da produção e gestão define os contornos estéticos, éticos e políticos de um fazer teatral que chamo de menor. Ao enfatizar o ponto de vista da atriz no projeto de produção, considero estar reposicionando tal processo como atividade mecanicista, para uma compreensão desta como meio de criação cujo eixo volta a ser a atriz.References
REFERÊNCIAS
AVELAR, Romulo. O avesso da cena. Notas sobre produção e gestão cultural. Belo Horizonte: Ed. do Autor, 2013.
BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. In: Obras Escolhidas. São Paulo: Editora Brasiliense. 1994, p. 122 – 136.
BISCARO, Barbara. Entrevista concedida a Heloisa Marina. Florianópolis, dezembro de 2016. Não publicada.
BRANDÃO, Tania. A máquina de repetir e a fábrica de estrelas: Teatro dos sete. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2002.
CANCLINI, Nestor García. La sociedad sin relato: antropología y estética de la inminencia. Madrid: Katz, 2010.
CECON JUNIOR, Elenor. Entrevista concedida a Heloisa Marina. São Paulo, abril de 2015. Não publicada.
CORNAGO, Oscar. O teatro de ação ou as ficções reais. In: Camarim – publicação da cooperativa paulista de teatro, São Paulo, n 39, ano 10, semestre 2007. p. 26-33
________________. Teatro y poder: estrategias de representación en la escena contemporánea. In: Iberoamericana. América Latina - España - Portugal. Vol. 6, Núm. 21. Madrid: Iberoamericana/Vervuert, 2006, p. 71-90.
DELEUZE, Gilles. Un manifiesto menos. In: BENE, Carmelo e DELEUZE, Gilles: Superposiciones. Buenos Aires: Artes del Sur, 2003. p.75-102.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_______________; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
FEDIUK, Elka. Comunidad: Teatro Laboratorio, Opole 1959-1964. In: Telondefondo. Revista de Teoría y Crítica Teatral. Ano 11, n. 23. Filo: UBA. 2016, p. 74-84.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Nayf, 2007.
MARINA, Heloisa. Narrativas pessoais: possibilidades de confrontos com o real na cena. 147 p. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Programa de Pós-Graduação em Teatro, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis. 2012.
_______________. Teatro menor: crises e potências na intersecção dos processos de gestão, produção e criação artística de um teatro latino-americano. In: Revista Aspas. Vol. 6, n. 2. PPGAC: USP. 2017, p. 70-92.
PELLETTIERI, Osvaldo. Historia del teatro argentino: la emancipación cultural 1884-1930. Buenos Aires: Galerna: Universidad de Buenos Aires, 2002.