O Entre-lugar da Experiência e Reconstituição do Processo Criativo de Ternura
Keywords:
Análises-restituições. Espectador-ator. Cena como poiesis.Abstract
O trabalho compartilhado é um recorte da pesquisa em andamento intitulada “Entrar com tremor e terror no desconhecido do processo criativo de Ternura”. A pesquisa consiste em analisar os espetáculos Ser Mainha, Rosas Pálidas e Capitães do Asfalto das encenadoras Carla Hemanuela, Stela Bonfim e Jéssica Lorena do grupo Trupe dos Pensantes (Crato-CE) na tentativa de compreender como os processos influenciaram na construção da cena do espetáculo Ternura, cuja direção é do presente autor. Como elementos da análise a ser desenvolvida considero: os aspectos visuais, minhas vivências com o grupo citado, bem como a experiência como ator-espectador dessas peças. No que consiste enquanto metodologia, utilizo de entrevistas semiestruturadas feitas com as encenadoras e também do processo de análise-reconstituição (PAVIS, 2015) através de vídeos, imagens, sites, dentre outros meios. Ainda que inicialmente, verifico que uma análise primeira detecta possíveis conexões entre as encenadoras, bem como uma forte presença do Impulso Pessoal de cada uma. ABSTRACTThe shared work is a piece of the in process research entitled "Trembling and Terrified entering into the unknown of the creative process of Ternura." The research consists of analyzing Ser Mainha, Rosas Pálidas and Capitães do Asfalto theatrical shows by Carla Hemanuela, Stela Bonfim and Jéssica Lorena from Trupe dos Pensantes group (Crato-CE) in an attempt to understand how the processes influenced the construction of the scene of the show Ternura, whose direction is of the present author. As elements of the analysis to be developed I consider: the visual aspects, my experiences with the cited group, as well as the experience as an actor-spectator of these pieces. Regarding the methodology, I use semi-structured interviews with the directors and also the analysis-reconstitution process (PAVIS, 2015) through videos, images, websites, among other resources. Although initially, I verify that a first analysis detects possible connections between the directors, as well as a strong presence of the Personal Impulse of each one.References
BOGART, Anne. A preparação do Diretor. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BONFITTO, Matteo. A cinética do Invisível: processos de atuação no teatro de Peter Brook. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2009.
BONFIM, Stella. Entrevista semiestruturada, Juazeiro do Norte/CE, 04 agos. 2017.
CARREIRA, André. Pesquisa como construção do teatro. In: TELLES, Narciso. Pesquisa em Artes Cênicas: textos e temas. Rio de Janeiro: E-papers, 2012. P.15-33.
DANTAS, Carla Hemanuela B. Entrevista semiestruturada, Juazeiro do Norte/CE, 05 agos. 2017.
GONCALVES, Lorena. Entrevista semiestruturada, Juazeiro do Norte/CE, 05 agos. 2017.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1987.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. Trad. Sérgio Sálvia. São Paulo: Perspectiva, 2015.