Como um micro registro cartográfico dos saberes corporais da dança, o presente projeto de pesquisa busca compreender de que forma os fazeres de dança das manifestações populares cartografadas em nove estados do Norte e Nordeste brasileiros (RR, AM, PA, AP, MA, BA, PI, AL e PE) podem manifestar formas de resistência aos processos de subjetivação dominante/capitalístico e de que modo se apresentam enquanto caminhos para processos de singularização em seus fazeres educativos. A partir dos registros e materiais produzidos no projeto Fragmento na Mala (2014) do grupo de dança Fragmento Urbano (São Paulo-SP), no qual foram cartografados grupos, coletivos, crews, festas, organizações, Cias. de dança de manifestações populares e de danças urbanas (Hip Hop), trata-se de adentrar o universo filosófico de Guattari, e apreender as micropolíticas, micro-resistências, micro-revoluções, micro-subjetivações, que estes grupos propõem em seus fazeres artísticos e formativos. Ao entender as práticas artísticas como possibilidades de desenvolver modos de subjetivação singulares é que se pretende minudenciar os registros escritos do projeto Fragmento na Mala, assumindo como método a cartografia. Esta é compreendida como uma das categorias do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari (2011), que tem por potencial crítico abrir espaços para a experimentação do pensamento, um método que considera o caráter processual da investigação.PALAVRAS-CHAVE: Micropolítica. Dança. Educação. Cartografia. ABSTRACTAs a micro cartographic record of bodylyze thought in dance, this research project aims to study how the doings of dance, expressed in manifestations cartographied in nine northern and northeastern Brazilian states (RR, AM, PA, PA, MA, BA, PI, AL and PE) are expressions that defy dominant/capitalistic subjectivity processes. From records and materials produced during the project Fragmento na Mala (2014) Fragmento Urbano (São Paulo - SP), we turn to Guattari's philosophical thought to understand how these groups propose in their artistic and formative work, ways of micro-politics, micro-resistance, micro-revolution and micro-subjectivity. We intend to show that the artistic practices are possibilities to develop modes of singular subjectivity studying thoroughly the written records from the project Fragmento na Mala.KEY-WORDS: Micro-politics. Dance. Education. Cartographic.
Author Biography
Anelise Mayumi, Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós Graduação em Educação. Dança-Educação.