Experiências criativas no processo de preparação do ator na televisão

Authors

  • Kátia Celyane Farias Schmitt Universidade Federal do Rio Grande do Norte Universidade Federal da Paraíba

Keywords:

Preparação do Ator, Processos Criativos, Televisão, Teledramaturgia

Abstract

Esta pesquisa em andamento busca aprofundar os estudos sobre os processos criativos do ator no contexto da ficção televisiva, linguagem popularmente difundida em nosso país, porém pouco estudada sob o prisma do ator. A investigação parte da experiência do programa Ciência Aberta, produzido pela TV UFPB em 2014, o qual aborda a relação entre o conhecimento científico e o saber popular utilizando-se da linguagem jornalística e da teledramaturgia respectivamente, em uma estética que revela em parte o processo criativo do ator a partir da metalinguagem. Em um diálogo com estudos teóricos das áreas do cinema, do teatro e da televisão, lançando um olhar sobre as relações de fronteira e contaminação que se estabelecem entre elas, especificamente no tocante às técnicas de preparação do ator, buscamos um entendimento sobre as relações ator/câmera e seus desdobramentos na criação artística em televisão para além da cena. Norteiam este trabalho os autores Arlindo Machado, que explana o universo do audiovisual, Constantin Stanislavski, cujos estudos sobre o ator são a base para as diversas técnicas de atuação seja no teatro ou no cinema mundial, e Walmeri Ribeiro, que traz o conceito do ator co-autor no audiovisual. Pretende-se com este trabalho contribuir para a reflexão e discussão sobre a formação do ator e os modos de produção de ficção televisiva na televisão brasileira contemporânea.

Author Biography

Kátia Celyane Farias Schmitt, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Universidade Federal da Paraíba

Atriz e diretora de teatro, cinema e televisão. Diretora de Teledramaturgia da TV UFPB. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFRN.

Published

2016-06-17

Issue

Section

Textos Completos