Grupo Nós do Teatro: experiências artísticas e formativas

Autores

  • Liana Macabu de Sousa Soares Instituto Federal Fluminense
  • Jonas Defante Terra Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Teatro, educação, formação

Resumo

O Grupo Nós do Teatro fundado em 1995 no campus Campos-Centro do Instituto Federal Fluminense primou nestes 23 anos de história por desenvolver nos alunos integrantes e na plateia uma visão de teatro aliada à educação. Foram vários os projetos realizados no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, tanto para a comunidade acadêmica da instituição quanto para a comunidade externa, que corroboraram, dentre outros fatores, para a criação da Licenciatura em Teatro no mesmo campus no qual foi criado. O presente trabalho objetiva demonstrar como o teatro de grupo contribui para a formação estética dos estudantes e servidores envolvidos e dos espectadores por meio de procedimentos pedagógicos de mediação teatral para tal propósito se baseia no conceito de educação estética abordado por Fusari e Ferraz (1992) e na pedagogia do Teatro de grupo apresentada por Telles (2013) e Caetano (2006). Para realização deste projeto foi utilizada a abordagem metodológica da memória oral dos integrantes do grupo e dos seus registros. Os resultados obtidos foram organizados por ordem cronológica e os projetos de ensino, pesquisa e extensão criados a partir do grupo foram evidenciados conjuntamente com suas propostas pedagógicas, artísticas e sociais. Rememorar a história do grupo é uma forma de nos conduzir ao futuro sempre com o olhar de pesquisadores e formadores, para além de formadores de público, de expectadores autônomos, críticos e criativos. As vivências e intercâmbios de artistas e comunidade acadêmica da área cultural contribuiu para a formação artística e cultural, bem como para a construção da identidade cultural institucional do grupo, fortalecendo seus produtos e processos desenvolvidos, encontrando novas possibilidades de atuação e de estímulo na promoção e garantia dos direitos culturais. Os procedimentos pedagógicos e as práticas artísticas registradas têm por objetivo explorar novos caminhos e chocar os ovos das experiências de uma geração com a outra, mantendo a tradição que se passa de mão em mão. Porque o teatro possui um poder de transformar a experiência estética em experiência de vida, aliado à educação o Teatro amplia horizontes e leituras de mundo.

Referências

BARBA, Eugênio. Além das ilhas flutuantes. Campinas: Hucitec; Campinas: Editora da Unicamp, 1991.

FUSARI, M. F. R. ; FERRAZ, M. H. C. T. . Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1992.

FUSARI, M. F. R. ; FERRAZ, M. H. C. T. . Metodologia do ensino da arte: fundamentos e proposições. São Paulo: Cortez, 2009.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

KOUDELA, Ingrid Dormien; ALMEIDA JÚNIOR, José Simões de. Léxico de pedagogia do teatro. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.

LEROI-GOURHAN, André. O gesto e a palavra: memória e ritmos. Lisboa: Edições 70, 1965.

SCHETTINI, Roberto Ives Abreu. O teatro como a arte do encontro: dramaturgia da sala de ensaio, teatro de grupo, criação colaborativa. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2018.

SOARES, Kátia Macabu de Sousa. Grupo Nós do Teatro: compartilhar saberes e fazeres, promover intercâmbio de conhecimentos. Teatro: criação e construção de conhecimento [online], vol. 2, nº 3, Palmas/TO, jul/dez, 2014.

TELLES, Narciso (Org.). Pedagogia do Teatro: Práticas contemporâneas na sala de aula. Campinas: Papirus, 2013. p. 13-22. (Coleção Ágere).

Downloads

Publicado

16-10-2019

Edição

Seção

Textos Completos