A RESPEITO DOS ESPAÇOS DA AÇÃO VOCAL
Resumo
Os espaços que intervêm significativamente na ação sonora da voz são múltiplos e de diferentes sentidos filosóficos. Na minha experiência plurianual, em contato com quem usa profissionalmente a voz, sempre aconteceu de eu perguntar-me qual seria o espaço no qual o sujeito fonador, fosse ele ator, cantor, professor, advogado etc., se encontraria ao agir. Se, para um ator, a primeira resposta é prevalentemente ligada ao espaço de observação da plateia e para um professor à sala de aula ou para um advogado ao tribunal, para um cantor, com as devidas exceções, pensar em um espaço teatral e à relação com o público não é tão óbvio e, frequentemente, o espaço não é o objeto do pensamento ou de uma ação consciente, e parece converter-se em um contentor abstrato do som, ou seja, reduzir-se à dimensão de um recinto espacial individual de escuta, não se referindo a uma instância comunicativa.Downloads
Publicado
2018-04-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).