Stage plaier, actor e personater: sobre o ator elisabetano e seus nomes

Autores

  • Aline Castaman Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Teatro, Ator, Período elisabetano

Resumo

O estudo aponta possíveis causas que poderiam ter gerado as transformações nominais empregadas para se referir ao ator a partir dos escritos de autores do próprio período. Teria havido uma mudança de status do ator referente à qualidade da atuação abrindo espaço ao surgimento de atores altamente especializados em diferentes tipos de representação. O ator elisabetano teria se emancipado do estigma que o caracterizava como um marginalizado como também se descola da ideia de ser um declamador, pregador ou orador. 

Biografia do Autor

Aline Castaman, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGADC) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2013). Graduada em Interpretação Teatral pelo Curso de Bacharelado em Artes Cênicas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2006). Artista-pesquisadora cujos interesses estão relacionados à Atuação, Encenação, Commedia dell' arte, História e Teoria Teatral.

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Publicado

2018-04-04

Edição

Seção

Artigos