Stage plaier, actor e personater: sobre o ator elisabetano e seus nomes

Autores

  • Aline Castaman Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Teatro, Ator, Período elisabetano

Resumo

O estudo aponta possíveis causas que poderiam ter gerado as transformações nominais empregadas para se referir ao ator a partir dos escritos de autores do próprio período. Teria havido uma mudança de status do ator referente à qualidade da atuação abrindo espaço ao surgimento de atores altamente especializados em diferentes tipos de representação. O ator elisabetano teria se emancipado do estigma que o caracterizava como um marginalizado como também se descola da ideia de ser um declamador, pregador ou orador. 

Biografia do Autor

  • Aline Castaman, Universidade Estadual de Campinas
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGADC) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2013). Graduada em Interpretação Teatral pelo Curso de Bacharelado em Artes Cênicas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2006). Artista-pesquisadora cujos interesses estão relacionados à Atuação, Encenação, Commedia dell' arte, História e Teoria Teatral.

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Publicado

2018-04-04

Edição

Seção

Artigos