Fetiche, confissão e Violência em Temple of Confessions e The Mexterminator

Autores

  • Sandra Pestana Escola de Comunicação e Artes Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

fetiche, confissão, figurinos, traje de cena, La Pocha Nostra

Resumo

Nas performances Temple of Confessions e The Mexterminator, realizadas por La Pocha Nostra entre 1994 e 1997, observa-se o uso de elementos do fetiche sexual nos trajes de cena e a confissão como estratégia para desconstrução de verdades. A partir de estudos de Foucault sobre a confissão, investiga-se a utilização desse dispositivo, juntamente a peças de fetiche sexual nos trajes de cena, como ferramentas de questionamento de normas sociais. Aborda-se o fetiche sexual e a fantasia pela perspectiva de Filomena Gregori que os vê como formas de transgressão e indagação. E Henrietta Moore, que observa a relação entre fantasias de identidade e fantasias de poder e agencia.

Biografia do Autor

Sandra Pestana, Escola de Comunicação e Artes Universidade de São Paulo

Atriz/performer e figurinista. Doutoranda em Artes pela ECA/USP, com a pesquisa La Pocha Nostra: traje de cena em performance, orientação Prof. Dr. Fausto Viana. Entre o ateliê de costura e a sala de ensaio criou trabalhos como DO BARRO DE MANOEL - intervenção com trajes que se pretendem poesia no espaço; e PARANGOLÉ-GRAFFITI – performance para criação de graffitis vestíveis. Na exploração do espaço cênico criou a cenografia de NOSSA CIDADE, direção de Antunes Filho. Figurinos destaca-se: PUPIK, 2015; e PERCH, 2014, LUME Teatro; e MabeMA, direção Tadashi Endo (2011). Coordena a atividade Ação Cênica a partir do Traje, no CLUBE, espaço de convivência e de acompanhamento clínico para adolescentes e jovens adultos

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Publicado

2018-04-04

Edição

Seção

Artigos