REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA DO ÉTUDE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ESPETÁCULO “NOSSA CIDADE”
Palavras-chave:
Étude, Circunstâncias propostas, Ações físicas, AtorResumo
Este artigo reflete sobre a prática do étude no processo de criação de cenas do espetáculo “Nossa Cidade”, que teve como base o texto do dramaturgo norte-americano Thornton Wilder. A prática artístico-pedagógica de criação de études, intrinsecamente ligada ao Método da Análise Ativa de Stanislávski, constitui um caminho possível para o desenvolvimento da autonomia criativa do ator por meio de um trabalho investigativo sobre a ação física e sua sequência lógica e coerente. Nesta abordagem criativa, os estudantes de atuação do Curso de Artes Cênicas realizaram improvisações tanto sobre circunstâncias propostas pela obra dramatúrgica quanto pelo diretor e pelos próprios atores a partir da relação imaginativa destes com o universo da obra do autor.Downloads
Publicado
2018-04-18
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).