A Voz em Violetas
Palavras-chave:
Voz, Memória, Mímesis Corpórea, Mímesis da Palavra, Feminino, Processo de CriaçãoResumo
O espetáculo “VIOLETAS” é fruto da pesquisa “Memória da Voz”, realizada pela atriz/pesquisadora com o objetivo de criar um espetáculo teatral em homenagem à sua avó materna. Dona Wilma, sua avó, faleceu aos sessenta e dois anos de idade, com um sonho não realizado: o de ter sido cantora e atriz. O processo de criação do espetáculo “Violetas” se deu a partir da metodologia da Mímesis Corpórea e Mímesis da Palavra, sob condução e orientação de Raquel Scotti Hirson (LUME Teatro). Ao entrar em contato com lembranças e histórias de tradições castradoras; histórias dolorosas, de desilusões e perdas; de silêncios ensurdecedores e gritos da alma, o que inicialmente seria apenas uma homenagem, levou-a a caminhar dentro do “labirinto do Minotauro”. Em uma busca no mais íntimo de seu ser, a Voz – a voz de sua avó e sua própria voz – foi o fio de Ariadne para um reencontro e reconexão individual. O espetáculo nasce então como uma reflexão acerca da voz feminina na família, na sociedade, para si mesma.Downloads
Publicado
2018-04-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).