A contemporaneidade da linguagem circense no Rio de Janeiro do século XIX
Palavras-chave:
Artes do Corpo, Artes CênicasResumo
Esta pesquisa teve por objetivo o levantamento e análise das produções de variadas companhias circenses que atuaram na cidade do Rio de Janeiro nos anos de mil e oitocentos, com o intuito de compreender como se produziram na capital do Império e o quanto incorporaram e dialogaram com elementos sociais, culturais, políticos e tecnológicos do período, ou seja, o quanto essa linguagem esteve e ainda está em permanente imersão e consonância com os períodos e locais onde se processa, evidenciando, dessa forma, sua contemporaneidade. Assim, o espetáculo circense, longe de ser apenas um produto de entretenimento revela o seu longo, rigoroso e complexo processo de formação e constituição artística e de permanente transformação e reinvenção. A pesquisa foi realizada por meio da organização e investigação de um banco de fontes composto por bibliografias referentes principalmente à história do circo e por 67 diferentes títulos de periódicos oitocentistas, disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, pertencentes a 44 diferentes anos, em que constam um total de 1.610 ocorrências a respeito da atuação de circenses no Rio de Janeiro, sendo elas propagandas, críticas,sátiras, gravuras, notas e notícias e notas marítimas.Downloads
Publicado
2018-04-18
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).