Carlos Alberto Soffredini e o circo-teatro: o encontro e seus desdobramentos

Autores

  • Maria Emília Tortorella UNICAMP
  • Marco Catalão USP

Palavras-chave:

Carlos Alberto Soffredini, Circo-teatro, Relações teatro popular e teatro moderno brasileiro

Resumo

Carlos Alberto Soffredini (1939-2001) foi um dramaturgo e encenador paulista, atuante no cenário teatral desde o final da década de 1960 até o ano de sua morte, completando 38 anos de carreira em 62 anos de vida. Autor de uma obra bastante expressiva dentro do contexto do teatro moderno nacional, seu projeto estético foi conscientemente elaborado a partir das espetacularidades populares brasileiras, principalmente o circo-teatro. Este trabalho pretende relatar o encontro de Soffredini com essa linguagem teatral popular brasileira, apontando e ressaltando sua importância na consolidação da estética soffrediniana como um todo.

Biografia do Autor

Maria Emília Tortorella, UNICAMP

Maria Emília (Mimi) TortorellaAtriz, acrobata e pesquisadora (DRT 41323/SP). Bacharela em Artes Cênicas e Mestra em Artes da Cena pela UNICAMP, instituição onde atualmente desenvolve pesquisa de Doutorado sobre a obra do dramaturgo e diretor brasileiro Carlos Alberto Soffredini (Processo Fapesp 2015/14572-1). Integrante e fundadora da Cia Beira Serra de Circo e Teatro (www.ciabeiraserra.com), onde atua nos espetáculos “Café com Arco” e “O Circo da Cuesta”. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos Letra e Ato (www.letraeato.com).

Marco Catalão, USP

Marco Catalão é dramaturgo, poeta e ficcionista. Escreveu, entre outros livros, Agro Negócio (Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia) e Sob a face neutra (Prêmio Funarte de Criação Literária).  Atualmente desenvolve uma pesquisa de pós-doutorado em Teoria do Teatro na ECA/USP, intitulada Teatro virtual (Processo Fapesp 2015/07437-0), acerca das relações entre crítica e criação artística.

Downloads

Publicado

2018-04-04

Edição

Seção

Artigos