O lugar que há em nós ou o corpo-lugar que somos nós

Autores

  • Marcelo Sousa Brito Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Teatro, Corpo-Lugar, Fenomenologia, Cidade,

Resumo

Este trabalho pretende relacionar corpo e lugar, a partir de uma abordagem fenomenológica. A escolha do conceito de lugar possibilitou um recorte mais específico principalmente por ser no lugar onde encontramos com mais intensidade o sentido de pertencimento, de experiência e afeto. Para isso, o pensamento de autores da geografia foi reunido para colaborar, a partir da definição de lugar, na criação/construção do conceito de corpo-lugar. Para chegar até a definição desse conceito foi levado em conta algumas práticas realizadas individualmente tanto como ator quanto como diretor de teatro.   O objetivo foi, portanto, o de refletir como a arte urbana se apropria dos lugares que as cidades oferecem enquanto potencialidade.  Assim, conclui-se que viver, ocupar, habitar e jogar com a cidade extrapola a ação artística no momento em que o artista inclui o público como parte integrante na construção dessa dramaturgia que precisa ser escrita a cada dia, a cada nascer do sol, valorizando o cotidiano como um fenômeno para a escrita de uma história partilhada por todos que ali vivem.

Biografia do Autor

Marcelo Sousa Brito, Universidade Federal da Bahia

ator-dançarino e bacharel em direção teatral pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Curso concluído em 2006, com a encenação do espetáculo Guilda, sob a orientação da professora Eliene Benício. Recebeu por este espetáculo o Prêmio Braskem de Teatro - 2006 na Categoria Revelação. Em 2011, recebeu o título de Mestre junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA), no qual desenvolveu o projeto de pesquisa Pedra Afiada - Um convite para o teatro invadir a cidade, sob a orientação da professora Ângela de Castro Reis. Desde abril de 2016 é doutor em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA, com a tese intitulada "O teatro que corre nas vias", orientada por Eliene Benício. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em teatro, performance e áudio-visual, atuando principalmente nos seguintes temas: performance, dramartugia e espaço, teatro físico, geografia, bairro, vídeo-documentário, cultura e cidade, cultura popular. Com a criação do Coletivo Cruéis Tentadores o artista vem ampliando seu diálogo entre artes cênicas e cidade. A partir de novembro de 2016 desenvolve projeto de pesquisa de pós-doutorado no PPGAC-UFBA, intitulado "As Narrativas cartográficas do ator-geógrafo", com bolsa PNPD Capes

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Publicado

2018-04-04

Edição

Seção

Artigos