REPENSANDO A APRENDIZAGEM DO BALÉ CLÁSSICO A PARTIR DAS EPISTEMOLOGIAS DO SUL
Palavras-chave:
Balé Clássico. Pedagogia da dança. Construtivismo.Resumo
O presente texto discute o aprenderensinar balé clássico a partir das Epistemologias do Sul. A aprendizagem da dança tem se pautado por uma monocultura do saber, com pouco espaço aos saberes não técnicos, tendo o(a) professor(a) como centro do processo. O artigo compreende a aprendizagem de dança dentro da sociologia das emergências, que investiga práticas possíveis, na perspectiva de uma ecologia dos saberes. Apresenta, então, a proposta metodológica Espiral do movimento/conhecimento, desenvolvida com estudantes do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), tendo como pressupostos do Construtivismo Pós-Piagetiano e da Educação Somática.Publicado
2017-12-24
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).