REPENSANDO A APRENDIZAGEM DO BALÉ CLÁSSICO A PARTIR DAS EPISTEMOLOGIAS DO SUL

Autores

  • NEILA CRISTINA BALDI Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Balé Clássico. Pedagogia da dança. Construtivismo.

Resumo

O presente texto discute o aprenderensinar balé clássico a partir das Epistemologias do Sul. A aprendizagem da dança tem se pautado por uma monocultura do saber, com pouco espaço aos saberes não técnicos, tendo o(a) professor(a) como centro do processo. O artigo compreende a aprendizagem de dança dentro da sociologia das emergências, que investiga práticas possíveis, na perspectiva de uma ecologia dos saberes. Apresenta, então, a proposta metodológica Espiral do movimento/conhecimento, desenvolvida com estudantes do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), tendo como pressupostos do Construtivismo Pós-Piagetiano e da Educação Somática.

Biografia do Autor

NEILA CRISTINA BALDI, Universidade Federal da Bahia

Artista da dança. Doutora e mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi. Desenvolve pesquisas nas áreas da pedagogia da dança, educação somática e balé clássico. Foi professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). 

Downloads

Publicado

2017-12-24

Edição

Seção

Artigos