DANÇA-AÇÃO DE HISTÓRIAS: UMA EXPERIÊNCIA COM DANÇA E MITOLOGIA DOS ORIXÁS

Autores

  • Rafaela Francisco de jesus NuPICC 22 - Núcleo de Investigação Cênica Coletivo 22.
  • Renata de Lima Silva Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Processo de criação, Dança, Mitologia dos Orixás

Resumo

O presente artigo é uma reflexão sobre o processo que investigou a possibilidade de dar corpo aos mitos afro-brasileiros e voz para dança no que se intitulou “Dança-ação”. Mitos recolhidos da tradição afro-brasileira foram transformados em estudos cênicos por meio de um processo em que corpo e mito se amalgamaram na busca de uma dramaturgia corporal que reconhecesse a importância da dança dialogar com temas transversais e demandas políticas relacionadas à diversidade, anunciadas numa perspectiva pós-colonial, no sentido de questionar e repensar modelos educacionais e estéticos cristalizados em experiências colonizadas.

Biografia do Autor

Rafaela Francisco de jesus, NuPICC 22 - Núcleo de Investigação Cênica Coletivo 22.

Licenciada em Dança pela Universidade Federal de Goiás (Conclusão em 2016), Integrante do NuPPIC 22 - Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22.

Renata de Lima Silva, Universidade Federal de Goiás

Professora do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás, líder do Núcleo de Pesquisa e Investigações Cênica Coletivo 22, membro do Grupo Terreiro de Investigações Cênicas: Teatro, Rituais, Brincadeiras e Vadiagens. É Doutora em Artes (2010) pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Unicamp, com projeto "Corpo Limiar e Encruzilhadas: Capoeira Angola e Sambas de Umbigada no processo de criação em Dança Brasileira Contemporânea". Entre maio e agosto de 2009 realizou o Doutorado Sanduíche (Capes), na Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa (Portugal). 

Downloads

Publicado

2017-12-24

Edição

Seção

Artigos