CRÍTICA COM AFETO: INTIMIDADES POSSÍVEIS POR MEIO DA CARTA NO TEATRO

Autores

  • Danilo Cézar Castro Lima Universidade de Brasília

Palavras-chave:

crítica teatral, carta, afeto, intimidade, Teoria do Espelho

Resumo

Isto é uma carta. Sob meu olhar, lanço uma perspectiva historiográfica do gênero epistolar no Brasil e como venho aplicando-o em críticas teatrais, enaltecendo o valor sociocultural, a pessoalidade e a intimidade dos textos. Aqui problematizo mito da imparcialidade (Teoria do Espelho) para poder criticar e proponho a noção de Afeto, trazida por Baruch Spinoza (1677), como um ganho para a escrita da crítica. Escrever, afetar e ser afetado são atos do corpo. Nesse fluxo, apresento a prática que intitulei de Crítica com Afeto, que versa sobre o lugar de poética e performatividade da carta aplicada à crítica teatral.

Biografia do Autor

Danilo Cézar Castro Lima, Universidade de Brasília

Danilo Castro é ator cearense, graduado em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); jornalista, graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e aluno do mestrado em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), sob orientação do professor Dr. Fernando Villar . É autor do livro "Do teatro que temos ao teatro que queremos", que aborda o Teatro de Grupo brasileiro. Foi colunista de artes cênicas do Jornal O Povo durante 2012 e 2013, mantém o blog de críticas (www.odanilocastro.blogspot.com). Foi jornalista da Secretaria-Geral da Presidência da República (SNJ/SGPR) de 2013 a 2015. Em 2016 foi jornalista do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Publicado

2017-12-24

Edição

Seção

Artigos