UM SERTÃO NO SUL DO SUL DE CARMELO BENE
Palavras-chave:
Artes CênicasResumo
Este artigo propõe uma fricção entre o que a autora encontrou em viagem à terra de Carmelo Bene, o Salento, no sul da Puglia, na Itália, em uma primeira incursão exploratória realizada em outubro e novembro de 2014, e, como denominou os achados de então, “seu sertão”. Nessa região, Bene viveu a infância e adolescência, veraneou na idade adulta, planejou instalar uma fundação para abrigar seus arquivos pessoais, escreveu, esboçou espetáculos, filmou. Contrariando suas expectativas de encontrar na região primordialmente traços e resquícios de seus antepassados italianos, a autora teve a forte impressão de que ali havia um sertão. Este trabalho revisita e convoca aspectos de uma leitura livre, de influência deleuzeana, da obra-prima de Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas, em especial, as passagens com referências ao sertão.Downloads
Publicado
2017-12-24
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).