Afinal, como a crítica decolonial pode servir às artes da cena?

Autores

  • Elisa Martins Belém Vieira sem afiliação

Palavras-chave:

Decolonial, Colonialidade, Interculturalismo

Resumo

Visando discutir o propósito e a aplicação da perspectiva decolonial à análise de trabalhos da área de artes da cena, o artigo apresenta uma visão crítica sobre seu uso. Defende que discutir os aspectos da colonialidade não pressupõe negar as culturas estrangeiras. Apresenta possíveis abordagens analíticas ao referir-se a exemplos de espetáculos de teatro, dança e trabalhos de artes visuais. 

Biografia do Autor

Elisa Martins Belém Vieira, sem afiliação

Doutora em Artes da Cena, PPGAC do Instituto de Artes da UNICAMP. Foi Pesquisadora Visitante no Martin E. Segal Theater Center da CUNY - City University of New York, de setembro, 2012 a março, 2013. Mestre em Teatro (Estudos da Performance), Royal Holloway, University of London. Realizou residência de Pós-Doutorado no IA/UNICAMP, com o suporte da bolsa PNPD/CAPES, em 2015 e na Escola de Belas Artes da UFMG, em 2014, bolsa FAPEMIG/CAPES.

Publicado

2017-06-12

Edição

Seção

Artigos