Afinal, como a crítica decolonial pode servir às artes da cena?

Autores

  • Elisa Martins Belém Vieira sem afiliação

Palavras-chave:

Decolonial, Colonialidade, Interculturalismo

Resumo

Visando discutir o propósito e a aplicação da perspectiva decolonial à análise de trabalhos da área de artes da cena, o artigo apresenta uma visão crítica sobre seu uso. Defende que discutir os aspectos da colonialidade não pressupõe negar as culturas estrangeiras. Apresenta possíveis abordagens analíticas ao referir-se a exemplos de espetáculos de teatro, dança e trabalhos de artes visuais. 

Biografia do Autor

  • Elisa Martins Belém Vieira, sem afiliação
    Doutora em Artes da Cena, PPGAC do Instituto de Artes da UNICAMP. Foi Pesquisadora Visitante no Martin E. Segal Theater Center da CUNY - City University of New York, de setembro, 2012 a março, 2013. Mestre em Teatro (Estudos da Performance), Royal Holloway, University of London. Realizou residência de Pós-Doutorado no IA/UNICAMP, com o suporte da bolsa PNPD/CAPES, em 2015 e na Escola de Belas Artes da UFMG, em 2014, bolsa FAPEMIG/CAPES.

Publicado

2017-06-12

Edição

Seção

Artigos