O SUL CORPÓREO E A POÉTICA DOS ELEMENTOS: PRÁTICAS PARA A DESCOLONIZAÇÃO DO IMAGINÁRIO

Autores

  • Robson Carlos Haderchpek UFRN

Palavras-chave:

Poética dos Elementos, Epistemologias do Sul, Sul Corpóreo, Imaginação Material.

Resumo

Propomo-nos no presente artigo uma reflexão acerca das epistemologias do sul de Boaventura de Sousa Santos, inter-relacionando este conceito com a prática do trabalho do ator/bailarino do Arkhétypos Grupo de Teatro e com a poética dos elementos (BACHELARD, 2013). A partir de um processo de investigação e pesquisa chegamos ao sul corpóreo, terminologia que situa o corpo como um lócus epistêmico de resgate de saberes relegados e/ou marginalizados no processo de colonização das Américas, e que integra a prática artística do ator/bailarino latino-americano. Através da hermenêutica diatópica e da poética dos elementos propomos uma alternativa para a descolonização do imaginário e consequentemente da Arte que busca romper com os padrões europeus e que encontra na prática intercultural uma alternativa para a trans-modernidade (DUSSEL, 1994).

Biografia do Autor

Robson Carlos Haderchpek, UFRN

Ator, diretor, professor e pesquisador formado e pós-graduado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bacharel em Artes Cênicas, começou a estudar teatro em 1994 no Núcleo de Artes Cênicas do SESI de Rio Claro/SP. Fez Mestrado e Doutorado na área de Artes/Teatro e atualmente desenvolve uma pesquisa acerca dos princípios ritualísticos da cena. Realizou o Pós-Doutorado na Universität für Musik und Darstellende Kunst Wien, Áustria (2015). É professor do Curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e desenvolve Projetos de Extensão e Pesquisa na UFRN. Trabalha ativamente na área de Teatro estabelecendo um diálogo constante entre as práticas artísticas da academia e o cenário teatral contemporâneo. Tem promovido debates e palestras a respeito da arte teatral e dos saberes populares, incentivando a formação de Grupos de Pesquisa dentro e fora da Universidade. Desenvolve ainda atividades artísticas na área de atuação, direção, preparação corporal de atores e pedagogia teatral. Em 2006 foi contemplado pelo PAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo), em 2008 foi vencedor do Mapa Cultural Paulista, em 2009 ganhou o FUNARTE de Teatro de Rua e em 2012 ganhou juntamente com o Grupo Arkhétypos de Teatro, o Prêmio de Teatro Myriam Muniz – FUNARTE Categoria Montagem. Tem atuado continuamente em parceria com grupos de teatro e pesquisadores do Brasil e do exterior.

Publicado

2017-06-12

Edição

Seção

Artigos