ORIGENS E HERANÇAS DA EXPRESSÃO DO ROSTO DOS BAILARINOS NA FORMAÇÃO DA DANÇA CONTEMPORÂNEA CARIOCA

Autores

  • Gabriela Machado Freire Tournillon Alcofra UNICAMP INSTITUTO DE ARTES PROGRAMA DE PóS GRADUAÇÃO EM ARTES DA CENA
  • Julia Ziviane Vitiello UNICAMP INSTITUTO DE ARTES PROGRAMA DE PóS GRADUAÇÃO EM ARTES DA CENA

Palavras-chave:

Artes do Corpo

Resumo

Este artigo investiga possíveis heranças estrangeiras, estéticas e estilísticas, na expressão dos rostos dos bailarinos na dança contemporânea carioca, levando em consideração o período de consolidação desse movimento no Brasil. Para isso, faz uma viagem histórica em três países de influência mundial, Estados Unidos da América, França e Alemanha, analisando a relação entre a expressão do rosto com seus contextos sociais e artísticos, pontuando os artistas que imigraram para o Brasil e os festivais internacionais do final do século XX, que contribuíram tanto para o intercâmbio de conhecimento quanto para a profissionalização da dança contemporânea carioca

Biografia do Autor

Gabriela Machado Freire Tournillon Alcofra, UNICAMP INSTITUTO DE ARTES PROGRAMA DE PóS GRADUAÇÃO EM ARTES DA CENA

Artista da dança e pesquisadora, doutoranda no programa de pós-graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da UNICAMP.

Publicado

2017-06-12

Edição

Seção

Artigos