TREINAMENTO ACROBÁTICO CIRCENSE: O RISCO E A QUEDA IMAGINÁRIA NO EMPODERAMENTO DE ARTISTAS DA CENA

Autores

  • Daniela Gatti
  • Gabriel Coelho Mendonça

Resumo

Resumo:Virtuose acrobática e risco são dois eixos poéticos que sustentam a linguagem artística circense. Artistas da cena buscam o treinamento acrobático circense visando um corpo virtuoso. No entanto, o risco, presente no cotidiano do treinamento acrobático, parece oferecer ganhos qualitativos para o trabalho do artista da cena. No presente artigo, a partir de relatos do alunos do curso de Bacharelado em Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNICAMP, em diálogo com o filósofo Gaston Bachelard, pretende-se evidenciar como a exposição ao risco acrobático, inerente ao treinamento circense, pode se mostrar enriquecedor para a formação do artista da cena.Palavras-chave: Treinamento Físico; Formação de Atores; Subjetividade; Risco;Abstract:Acrobatic virtuous and risk are two poetic axes which support circus artistic language. Scene's artists search for acrobatic training looking for a virtuous body. Although, the risk, present in the daily acrobatic training, seems to offer qualitative gains to the scene artist’s work. In this article, starting from reports of scenic arts students from UNICAMP’s Arts Institute, enrolled in the Circus Technique II course, in 2015, in dialogue with the philosopher Gaston Bachelard, is intended to evidence how exposure to acrobatic risk may be enriching to scene's artists.Keywords: Physical Trainning; Actors Preparation; Subjectivity; Risk;

Downloads

Publicado

2016-10-25

Edição

Seção

Artigos