DIÁLOGO ENTRE DESCONHECIDOS: A CENA TEATRAL CRIADA A PARTIR DE MATERIAIS HETERÓCLITOS
Resumo
Resumo:O presente texto pretende explicitar a investigação realizada por mim no âmbito do mestrado em Arte Multimédia – Audiovisuais – na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa entre os anos de 2011 e 2014. Tal investigação resultou em uma dissertação e também em um objeto artístico, fruto do cruzamento entre as artes da cena e dos meios audiovisuais. O foco deste artigo aspira refletir sobre a dicotomia entre a teoria e a prática no processo de criação artística por meio do corpo da atriz em cena e da imagem em movimento.Palavras-chave: Corpo em Cena; Imagem em Movimento; Jogos de Linguagem; Bricolage; Híbrido.Abstract:This article seeks to lay bare the research carried out by me in the Master Degree in Multimedia Art - Audiovisual - at the Faculty of Fine Arts, University of Lisbon, between 2011 and 2014. This research resulted in a dissertation and also in an artistic object, fruit of crossing between the arts stage and the audio-visual art. The focus of this article aims to reflect on the dichotomy between theory and practice in the artistic creation process through the body of the actress on the scene and the moving image. Keywords: The Body on Stage, The Moving Image, Language-Games, Bricolage, Hybridity.Downloads
Publicado
2016-10-25
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).