ARTAUD, GROTOWSKI, O RITUAL E O TRANSE – UM TEATRO DE MEMÓRIAS EM AÇÃO TRANSFORMADORA DO CORPO.

Autores

Palavras-chave:

Teatro Ritual, Corpo, Transe.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma investigação referente ao estado de transe no Teatro. Verifica – no Teatro Ritual – que este ocorre em nível físico: o corpo. Averígua questões ligadas a processos de criação do ator e a estados de atenção que lhes são próprios. Traça ligações entre autores como Antonin Artaud (1999), Jerzy Grotowski (1959), Michel Foucault (2010), Richard Schechner (2012), Félix Guattari e Gilles Deleuze (1947), no que se refere a pontos convergentes e divergentes entre conceitos teóricos e práticas.

Biografia do Autor

Rafael Ricieri, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Formado em Artes Cênicas – Licenciatura Plena em Teatro, pela Universidade Estadual de Maringá (2015) e participante do “Grupo de Pesquisa e Experimentação Cotidiana Utilizando Como Paradigma a Figura do Clown”, coordenado pelo professor Me. Marcelo Colavitto.

Ludmila Castanheira, UEM

É doutora em Artes da Cena pela UNICAMP. Leciona no curso de Artes Cênicas – Licenciatura Plena em Teatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde organiza o “Bastardas, encontro de performance”, evento voltado às intersecções possíveis entre pedagogia e performance arte. Está entre os organizadores do Festival de Apartamento, encontros de performance que, em suas quinze edições, são itinerantes, livres de curadoria e ocorrem em casas de artistas que se dispõem a abriga-lo.

Publicado

2017-06-12

Edição

Seção

Artigos