“PROJETO PERFORMANCIÃ: EM QUE ESPELHO FICOU PERDIDA A MINHA FACE?” (audiovisual)
Palavras-chave:
Artes do Corpo, Performance, Estudos da Presença.Resumo
O vídeo “Projeto Performanciã: Em que espelho ficou perdida a minhaface?” é um registro documental de uma ação performática homônima, quefoi uma das ações realizadas durante a Oficina de Performance eEnvelhecimento – oferecida por Marcelo Asth durante um período de doismeses, em 2014, para uma comunidade de idosos do ProgramaInterdisciplinar de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida do Idoso daUNIRIO (Grupo Renascer). Essa oficina foi realizada com o intuito deproduzir ações de arte socialmente engajada e arte comunitária comidosos cocriadores e colaboradores em suas idealizações, produções erealizações – dentro das práticas realizadas para a pesquisa de mestrado“Projeto Performanciã: Performances do Envelhecimento” (comorientação da Profª Drª Tania Alice Caplain Feix – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, linha de performance). Essa performanciãcontou com uma senhora que durante toda a sua vida manteve estreitasrelações com a Educação (como estudante, pedagoga, professora ediretora de colégio). Na ação, sentada em uma carteira de estudante emfrente ao portão de entrada do Instituto Superior de Educação do Rio deJaneiro (ISERJ), durante a troca dos turnos escolares, a senhora vestia umuniforme colegial tradicional de normalista (como as alunas de lá vestem etambém como um dia em sua vida ela usou), tinha um relógio antigo debolso parado em uma de suas mãos e usava um “espelhóculos” em que ostranseuntes podiam se enxergar no enquadramento de seu rosto –gerando uma reflexão sobre o tempo e a memória. A única frase que diziarepetidamente era o verso final do poema “Retrato”, de Cecília Meireles:“Em que espelho ficou perdida a minha face?”. O vídeo, para além dopapel de registro em uma investigação acadêmica, foi apresentado namostra audiovisual de registros de performance do evento“PERFORMANCE em Encontro” – 20ª edição do Projeto Performance doSESC Campinas.Downloads
Publicado
2016-10-15
Edição
Seção
Documentos Artísticos e Audiovisuias
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).