“UM VOLUNTÁRIO DO PÚBLICO, POR FAVOR” – A COPARTICIPAÇÃO DA PLATEIA EM CENAS PALHACESCAS COMO POTÊNCIA NA QUALIFICAÇÃO DE MEMÓRIAS

Autores

  • Romulo Santana Osthues UNICAMP

Palavras-chave:

Henri Bergson, Interação, Intuição como Método, Memória, Palhaçaria.

Resumo

Com base nas postulações bergsonianas sobre o que é “memória” e“intuição como método”, é possível entender o jogo interativo entrepalhaço e plateia – especialmente, quando há voluntárioscontracenando com o performer – como uma forma de o artistaagenciar sua atuação de modo que ela resulte em memóriasqualificadas (prazerosas ou não). Sugere-se, aqui, que o performerponha em prática a intuição como método de conhecimento, para sechegar ao “eu” (absoluto) daquele que lhe é assistente, buscandoemancipá-lo de um papel de mero “espectador” na presença de umpalhaço. Este artigo (com escrita performática) também explora asafinidades e “coincidências” entre palhaço e plateia que favorecem apalhaçaria

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Publicado

2016-10-15

Edição

Seção

Artigos